Na França, propagandas de carros deverão ter mensagens que incentivem outros meios de transporte

Anúncios de carros na França precisarão ter aviso — Foto: Darren Staples/Reuters

Anúncios de carros na França precisarão ter aviso — Foto: Darren Staples/Reuters

As montadoras de carros na França precisarão incluir uma mensagem incentivando outros meios de transporte ao final de peças publicitárias. A medida vale a partir de março e visa promover alternativas de locomoção que sejam menos nocivas para o meio ambiente.

As empresas poderão escolher entre três mensagens: “considere caronas”, “para viagens curtas, opte por caminhar ou ir de bike” ou “use o transporte público para viagens do dia a dia”. Elas precisarão ainda incluir a hashtag “#SeDéplacerMoinsPolluer” – #TransporteMenosPoluente, em tradução livre.

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A exigência é similar ao aviso em comerciais de bebidas alcoólicas no Brasil, por exemplo, que sempre são acompanhadas de alertas para o consumo com moderação.

Na França, exigências como essa já são impostas para anúncios de comida, por exemplo. A regulação demanda que as empresas incentivem as pessoas a consumirem mais frutas e vegetais.

A demanda francesa vale para publicidades veiculadas em todos os meios, incluindo televisão, rádio, teatros, internet, jornais e revistas. As montadoras que desrespeitarem terão que pagar multa de 50 mil euros (cerca de R$ 322 mil, na cotação atual).

As emissões relacionadas ao transporte constituem um 25% das emissões de gases de efeito estufa da União Europeia, de acordo com a Agência Europeia do Meio Ambiente.

“Descarbonizar o transporte não significa apenas adotar o motor elétrico. Significa também usar o transporte público ou a bicicleta quando possível”, escreveu a ministra francesa da Transição Ecológica Barbara Pompili no Twitter na semana passada, comentando sobre as novas regras de publicidade.

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