Ano Novo Chinês: entenda o que é e por que este será o Ano do Tigre

O Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, começa nesta terça-feira (1º) com Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário.

Normalmente, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e celebrar o Ano Novo Lunar com a família – o que, pela terceira vez na pandemia da Covid-19, não deverá acontecer.

Mesmo com o aumento da vacinação, as festas serão reduzidas pela pressão da variante ômicron – altamente transmissível – e as restrições da China com sua política “Covid zero”.

Cerca de 85% dos chineses estão totalmente vacinados, de acordo com a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, e mais chineses viajaram internamente este ano.

No entanto, o governo insiste para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários e têm intensificado testes e lockdown em áreas com surtos de Covid-19.

China reforçou o controle das medidas sanitárias também para evitar problemas na realização das Olimpíadas de Inverno, marcadas para começar nesta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.