Copa do Qatar chega a 15 seleções garantidas; veja classificados e quem ainda está na briga

Com o encerramento da rodada das Eliminatórias Sul-Americanas e da Ásia, nesta terça-feira, mais uma seleção se classificou para a Copa do Mundo do Qatar: a Coreia do Sul. O Equador esteve perto de carimbar seu lugar, mas cedeu empate ao Peru, em 1 a 1. Com isso, 15 das 32 vagas já estão preenchidas. O Brasil, que goleou o Paraguai por 4 a 0, no Mineirão, está garantido desde o ano passado no Mundial, que ocorre entre novembro e dezembro.

À exceção da América do Norte e Central, que ainda tem jogos nesta quarta-feira (2), as competições continentais voltam em março, quando os outros 17 classificados serão definidos. Confira abaixo os lugares definidos por continente e quem está vivo na briga para ir à primeira Copa do Mundo realizada no Oriente Médio.

Quem já está classificado

  • América do Sul:  Brasil e Argentina (restam duas vagas diretas e outra para repescagem).
  • Europa: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha (restam três vagas).
  • Ásia: Qatar (país-sede), Irã e Coreia do Sul (restam duas vagas e uma de repescagem).
  • África: cinco vagas diretas.
  • Concacaf: três vagas diretas e uma de repescagem.
  • Oceania: uma vaga de repescagem.

América do Sul

Depois de Brasil (39 pontos) e Argentina (35), o Equador tinha a chance se classificar nesta data Fifa, mas empatou com o Peru em 1 a 1. Os equatorianos estão em terceiro nas Eliminatórias, com 25 pontos, e estão muito perto de disputar o Mundial pela quinta vez em sua história (desde 2002, ficou de fora apenas da Rússia-2018). No mínimo, tem um lugar na repescagem.

Copa do Qatar:provável despedida de Messi e boa fase da seleção reacendem esperança de argentinos

Restam duas vagas diretas e uma de repescagem a duas rodadas do fim. Hoje, o Uruguai (22) também estaria no Qatar, enquanto o Peru (21) jogaria contra o quinto da Ásia. Chile (19) e Colômbia (17) ainda sonham. As últimas rodadas ocorrem em março.

Ásia

Nesta terça-feira, a Coreia do Sul venceu a Síria por 2 a 0, fora de casa, e também garantiu o seu lugar, se juntando ao Irã, além do Qatar (país-sede). Duas vagas estão abertas no Grupo B e, faltando duas rodadas, a Arábia Saudita (19) e Japão (18) estão com um pé dentro do Mundial. Austrália (15) tem confronto direto com os japoneses na próxima rodada e só a vitória pode deixá-la sonhando no último jogo, quando pega a Arábia Saudita. Os jogos são em 23 e 28 de março.

Europa

Os últimos três europeus serão conhecidos também no fim de março em partidas eliminatórias. Escócia ou Ucrânia pegam o vencedor de País de Gales e Austrália; o ganhador de Rússia x Polônia decidem contra Suécia ou República Tcheca. E quem passar de Itália e Macedônia do Norte vai duelar com Portugal ou Turquia.

África

Cinco duelos em confrontos de ida e volta definem os cinco classificados na África: Egito x Senegal, Camarões x Argélia, Gana e Nigéria, Congo x Marrocos e Mali x Tunísia. Os jogos decisivos ocorrem em 29 de março.

Concacaf

As Eliminatórias da América do Norte e Central são as mais distantes de uma definição, ainda com quatro rodadas a serem disputadas. Hoje, os três primeiros que vão direto ao Qatar são Canadá (22 pontos), muito perto de disputar sua segunda Copa – a primeira foi em 1986 –, Estados Unidos e México (ambos com 18).

O Panamá, com 17, ocupa a colocação que leva à repescagem contra o vencedor das Eliminatórias da Oceania, que será disputada entre 14 e 30 de março. A 11ª de 14 rodadas será nesta quarta-feira (2).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.