Xi Jinping recebe Putin e diz que China e Rússia se apoiarão na defesa de interesses centrais

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Pequim nesta sexta-feira (4) e afirmou que os dois países se apoiarão “resolutamente” na defesa de interesses centrais e aprofundarão a coordenação estratégica mútua.

Xi afirmou também que a cooperação estratégica sino-russa é “inabalável, passada, presente e futura”.

A declaração foi dada em meio à crescente tensão na fronteira da Rússia com a Ucrânia e a ameaça de países ocidentais de responder a uma possível invasão russa. Na semana passada, a China já havia dito que as preocupações da Rússia sobre a Ucrânia deveriam ser levadas a sério.

Putin, por sua vez, celebrou as relações “sem precedentes” entre os dois países. O presidente russo desembarcou na capital chinesa para acompanhar a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.

“Nossas relações bilaterais progrediram em um espírito de amizade e de associação estratégica. São relações realmente sem precedentes”, disse o presidente russo, que também elogiou o vínculo como “um exemplo de relação digna na qual cada um ajuda e apoia o outro em seu desenvolvimento”.

O governo russo diz que Putin e Xi apresentarão uma declaração após o encontro sobre a “visão conjunta” que os dois países têm na área de segurança internacional e que vários acordos devem ser assinados durante a visita, inclusive um para o setor estratégico do gás.

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *