Maioria diz que não tem conseguido guardar ou investir dinheiro – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Cédulas de dinheiro em cima de mesa. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)
Maioria dos leitores que  responderam enquete relatam que não têm conseguido economizar ou investir dinheiro. Cerca de 74% dizem que não, enquanto os demais 26% até conseguem.

A leitora Tatiana Silva comenta que as coisas estão caras e que, praticamente, não há onde economizar mais. “Não é nem questão de barzinho ou rolezinhos não, temos que tirar alguma coisa para nós divertir também, e outra, eu não saio, não bebo e nem fumo. Mas, o dinheiro não tá dando não, tudo tá caro mesmo.”

O mesmo vale para a Naldelice Alves, que ressalta o momento de crise econômica que o País vive. “Estamos em um tempo que temos que escolher qual conta vai pagar e deixar um pouco para trás antigamente o salário daria para suprir nossas necessidades, pelo menos água e luz, gás e comida. Hoje em dia, não dá mais.”

Por fim, a leitora Jessica Romero comenta que tem conseguido alguma economia. “Apesar das dificuldades, com muito esforço estou conseguindo fazer uns investimentos.”

Dificuldade – Há algumas opções para guardar o dinheiro, tais como poupança, fundos de investimento, tesouro direto ou via CDB (Certificado de Depósito Bancário), por exemplo. Entretanto, dispor de tais recursos se tornou atividade cada vez mais difícil, já que os preços estão cada vez maiores.

A inflação teve alta de 10,16% no ano passado, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O novo salário mínimo, determinado em R$ 1.212 para este ano, não repõe a inflação, já que o reajuste no piso salarial nacional foi de 10,02%, taxa inferior ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Comida e combustível foram as categorias de produtos que registram os maiores aumentos de valores, em 2021, na Capital. O índice foi calculado em janeiro e verificou que Campo Grande ficou atrás apenas de Curitiba, Vitória, Rio Branco e Porto Alegre, entre as capitais com maiores índices.

– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.