EUA enviam caças F-15 para a Polônia, que faz fronteira com Ucrânia e Rússia

A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (10) o envio de caças F-15 à Base Aérea de Łask, na Polônia, para “melhorar a defesa coletiva da Otan e apoiar a missão de policiamento aéreo”.

Polônia faz parte da aliança militar e faz fronteira, ao leste e ao norte, com UcrâniaBelarus e um pequeno pedaço da Rússia na Europa, além da Lituânia.

O anúncio ocorre dias após caças F-15 interceptarem aeronaves russas no mar Báltico e soldados americanos começarem a desembarcar na Romênia, país que também é o membro da Otan e também faz fronteira com a Ucrânia.

“Os F-15 Eagles fazem parte 48ª ala de caça da Royal Air Force Lakenheath, no Reino Unido, vão trabalhar ao lado das aeronaves F-16 polonesas e dinamarquesas que já executam a missão de policiamento aéreo da Otan na Base Aérea de Siauliai, na Lituânia“, afirmou a Força Aérea americana.

“Os caças extras reforçarão a prontidão, a dissuasão e a defesa dos aliados, à medida que Rússia continua o acúmulo militar dentro e ao redor da Ucrânia“, segundo o comunicado.

 

VEJA TAMBÉM:

Militares da Força Aérea dos EUA inspecionam caças F-15 no aeródromo militar de Amari, na Estônia, em 1º de fevereiro de 2022 — Foto: Ints Kalnins/Reuters

Militares da Força Aérea dos EUA inspecionam caças F-15 no aeródromo militar de Amari, na Estônia, em 1º de fevereiro de 2022 — Foto: Ints Kalnins/Reuters

Também nesta quinta, a Rússia começou a fazer exercícios militares com 30 mil soldados na vizinha Belarus e, em resposta às atividades, os ucranianos iniciaram dez dias de exercícios militares no país, com drones e mísseis antitanque.

Belarus fica ao norte da Ucrânia e sua fronteira é perto da capital Kiev, o que tem sido considerado por nações ocidentais como uma possível rota de uma nova invasão russa — a região ucraniana da Crimeia foi invadida e anexada pelo país em 2014.

Além disso, a Rússia enviou navios de guerra para o Mar Negro. Toda a costa da Ucrânia está voltada para o Mar Negro (inclusive a Crimeia).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *