Publicados recursos do processo seletivo para professores temporários em MS

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(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (15), em Diário Oficial, o resultado do recurso dos candidatos ao cargo de professor temporário na Rede Estadual de Ensino. O recurso é referente à etapa de avaliação curricular, que teve a nota dos mais de 16 mil candidatos recalculada após pedido do Governo do Estado.

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A reavaliação das notas foi feita pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura)após determinação da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) e da SED (Secretaria de Educação)que encontraram inconsistências na etapa 3, de avaliação curricular.

A Fapec ainda atrasou a reanálise da pontuação, já que o prazo dado pelo Governo era até o meio-dia desta segunda-feira (7). Em nota, a instituição alegou que, além do prazo ser curto, já que a solicitação foi feita na última quinta-feira (3), parte da equipe da instituição foi atingida pelas doenças Covid-19 e influenza A H3N2.

Erro e editais cancelados

A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) admitiu que errou na avaliação dos candidatosa professores temporários na Rede Estadual de Ensino. Segundo nota oficial publicada pela instituição, o erro foi em uma das etapas, a prova de títulos. “No dia 1° de fevereiro de 2022 realizou o envio da classificação dos candidatos selecionados em seu componente curricular e nas modalidades Apees (Apoio Pedagógico Especializado para Estudantes Surdos) e APE (Apoio Pedagógico Especializado), em documentos separados. No dia 2 de fevereiro, os candidatos entraram em contato com a Fapec informando um equívoco no resultado de suas habilitações”, começa explicando a nota.

Candidatos prejudicados

Segundo vários professores candidatos, que divulgaram uma carta aberta na última sexta-feira (4), os principais questionamentos que envolvem a seleção têm relação com a mesma etapa, a prova de títulos. A primeira reclamação tem como base a dificuldade de anexar os títulos no site da Fapec, quando muitos candidatos não conseguiram anexar seus documentos, ou quando conseguiram tiveram alguns deles ignorados na avaliação da banca, o que pode ter causado prejuízo na nota final.

O segundo questionamento é justamente a resposta dos recursos protocolados pelos candidatos em relação aos erros citados acima. “Tal fato ocasionou pontuações erradas, recursos indeferidos sem justificativa, não habilitação do profissional para o exercício do trabalho. Relatamos também, instabilidade e oscilação sistêmica na página da empresa responsável FAPEC-MS”, diz trecho da nota, articulada pela candidata Juliane Barbosa Correa junto aos demais professores. Ela também alega não ter conseguido anexar alguns documentos.

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