Escola dos EUA fecha após acusação de blackface em ‘Mês da História Negra’

Uma escola infantil localizada em Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, foi alvo de acusações de blackface – se refere à prática teatral de atores que se coloriam com o carvão de cortiça para representar personagens afro-americanos de forma exagerada – depois quPolicial acalma jovem branco enquanto outro algema negro em briga no shoppinge funcionários fizeram os alunos pintarem de preto máscaras feitas em prato de papelão para se ‘fantasiarem’ de negros como parte de um evento em comemoração ao Mês da História Negra nos EUA.

De acordo com NY Post, após manifestação de protesto e algumas denúncias, a instituição acabou fechando as portas. “Um dos pais apontou que a máscara preta é ofensiva”, disse a escola por meio de um comunicado. “A professora chegou a se desculpar com os pais.”

Na ocasião, o diretor da escola estava ausente por questões pessoais, no entanto, quando retornou demitiu os envolvidos na iniciativa infeliz. A  instituição pediu desculpas pelo incidente e removeu a publicação retratando a “homenagem” depois que viralizou. Além disso, o perfil da escola também foi deletado do Facebook.

“A todos os ofendidos, pedimos sinceras desculpas pelo que aconteceu com uma de nossas atividades em sala de aula: black face”, dizia o post. “Nossa intenção era comemorar o Mês da História Negra. Infelizmente, não fizemos pesquisas suficientes sobre a história negra e realizamos uma atividade errada. Queremos dizer que lamentamos o ocorrido”.

Os administradores da escola ICKids em Newton informaram qua a instituição não tem previsão de reabertura. Mas, se a reabrir, todos os funcionários receberão treinamento em diversidade. “Também almejamos uma equipe mais diversificada com forte conhecimento e experiência em cuidados infantis”, disseram os administradores.

Facebook anuncia que vai banir imagens de pessoas fazendo blackface na rede

Em entrevista a NBC, a mãe de um dos alunos desabafou sobre o ocorrido. “Isso é inaceitável e realmente não entendo o conceito deste projeto”, disse Nadirah Pierce à emissora. “O pedido de desculpas foi desanimador. Espero que esta seja uma lição para  realmente se preparar para fazer projetos sobre culturas antes de fazê-los para evitar um gesto ofensivo a um grupo de pessoas.”

Bridget Ray-Canada, membro fundadora da Newton Coalizão de Residentes Negros, disse que a aula do professor “degradou” os alunos. “Machucou a comunidade negra. Alegar ignorância é inaceitável em 2022”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *