Terremoto de magnitude 6,2 atinge o sul da Guatemala

Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o sul da Guatemala nesta quarta-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Autoridades locais falam em ao menos duas pessoas mortas, danos nas estruturas de residências e deslizamentos em estradas.

O epicentro do terremoto ficou a menos de 100 km da capital, a uma profundidade de 84 km, segundo o USGS. Uma réplica de 4,8 seguiu o terremoto.

Morte, danos e deslizamentos

 

Segundo o balanço oficial da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), duas pessoas morreram por parada cardíaca por causa dos tremores.

O Conred informou que, até o momento, o terremoto afetou mais de 24 mil pessoas seja pelos deslizamentos de terra que fecharam as estradas, ou pelos danos em residências e cortes de energia.

Deslizamentos de terras após terremoto na Guatemala 16 de fevereiro de 2022 — Foto: Luis Echeverria/Reuters

Deslizamentos de terras após terremoto na Guatemala 16 de fevereiro de 2022 — Foto: Luis Echeverria/Reuters

Tremor sentido no México

 

O tremor foi sentido também no sul do México. A área é de frequente atividade sísmica e no ano passado foram registrados mais de 125 terremotos, que não resultaram em mortes ou grandes danos.

O Sistema da Conred pediu aos guatemaltecos que estejam “preparados” para o fenômeno imprevisível, adotando as medidas de proteção corretas e sabendo onde se informar.

Guatemala fica no encontro das placas tectônicas do Caribe, Cocos e da América do Norte, o que gera uma série de movimentos, muitas vezes imperceptíveis para o ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *