Palmeiras fortalece formação, roda zagueiros e abre Paulistão com melhor defesa; veja números

O início de 2022 do Palmeiras tem sido marcado pelo bom desempenho defensivo. Além de ter um poder de marcação reconhecido durante a disputa do Mundial de Clubes, o time de Abel Ferreira abriu o Paulistão com números importantes no setor.

Com apenas um gol sofrido em cinco partidas, o Verdão tem a melhor defesa da competição estadual com sobra. O time que aparece com o segundo melhor desempenho é o Corinthians, com cinco gols sofridos em seis partidas.

Luan e Gustavo Gómez antes de partida pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Luan e Gustavo Gómez antes de partida pelo Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Nesta temporada, Abel Ferreira tem dado sequência ao esquema com três defensores e mais liberdade aos alas, principalmente Gustavo Scarpa.

Com Danilo e Zé Rafael no meio de campo, ele tem usado uma linha defensiva com Gustavo Gómez, Luan e Piquerez, além da alternativa de segurar Marcos Rocha pela direita e assim soltar o uruguaio para avançar. Abel entende que jogar com três na zaga é uma forma de tornar sua equipe agressiva tanto ao defender quanto ao atacar.

Ao longo de sua passagem, o técnico muitas vezes adotou este posicionamento, mas tem se tornado mais frequente em 2022, especialmente depois do desempenho de Piquerez ao lado de Luan e Gustavo Gómez na final da Libertadores.

No Mundial de Clubes, o Verdão não deu muitos espaços para o Al Ahly e teve comprometimento defensivo elogiado por Thomas Tuchel e jogadores do Chelsea. O gol da vitória dos ingleses saiu somente nos minutos finais da prorrogação, após pênalti em lance casual.

No Paulistão, a comissão técnica usou as primeiras rodadas também para dar espaço a Murilo, reforço para o setor. Embora não seja o canhoto antes desejado pela comissão técnica, o novato tem recebido elogios pelo bom início no clube, com destaque inclusive no ataque – ele marcou duas vezes em jogos do Paulistão.

Números dos defensores do Palmeiras em 2022

Atleta Jogos Jogos como titular Gols
Benjamín Kuscevic 1 1 0
Gustavo Gómez 4 4 0
Luan 5 5 0
Marcos Rocha 4 4 0
Mayke 3 3 0
Murilo 4 2 2
Piquerez 5 4 0
Renan 1 1 0

Benjamín Kuscevic e Renan completam o setor e também já receberam oportunidades. Convocado para a seleção chilena, Kuscevic perdeu as primeiras rodadas do Paulistão, enquanto Renan foi escalado contra o São Bernardo. Mas, fora da lista do Mundial, o jovem formado na base alviverde é avaliado internamente hoje como última opção para o setor.

Considerando também as partidas em Abu Dhabi, o Verdão soma três gols sofridos em sete partidas – média de quase um gol a cada dois jogos. No ano passado, os palmeirenses fecharam a temporada com quase um gol sofrido por partida (71 em 72 confrontos em 2022).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.