Tocar o ‘sino da vitória’ é o momento mais aguardado por quem luta contra o câncer em Campo Grande

Sino da Vitória marca a chegada da cura e renova a esperança durante tratamento contra câncer
Sino da Vitória marca a chegada da cura e renova a esperança durante tratamento contra câncer – (Fotos: Reprodução)

A batalha contra o câncer tem um momento especial para quem luta contra a doença na Casa de Apoio da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso do Sul) e no Cetohi (Centro de Tratamento Onco Hematológico Infantil). Nos dois locais, em Campo Grande, há um sino instalado que marca a cura de pacientes em tratamento.

Em cerimônia especial, quando os assistidos desses finalmente recebem alta, já curados do câncer, tocar o “sino da vitória” significa “eu venci”. O momento simbólico acontece desde 2019 nos dois espaços e, só em 2021, dez pacientes tiveram a graça de concluí-lo.

Na parede, uma mensagem de fé ao lado do sino fecha um ciclo para quem está curado e motiva também os assistidos e as famílias que ainda estão lutando nessa batalha: “A cada cura, uma badalada. A cada dia, esperança renovada”.

Desde 2013, Wilfrido Davi, de 20 anos, tratava um tumor maligno no antebraço direito. Em 2021, recebeu alta e, ao lado da mãe, tocou o sino na Casa de Apoio da AACC/MS, espalhando esperança por todos os corredores, aos assistidos e às mães presentes na cerimônia.

Na ocasião, o jovem deixou um recado: “É importante a gente se convencer que cada dia que passa é uma vitória a mais. Confiem em um futuro em que você possa dizer: Eu venci, agora é hora de recomeçar novamente com uma nova história”, declarou.

Também em 2021, Elias Antônio Alvarenga, de 19 anos, tocou o sino e emocionou quem participou da cerimônia. Sua mãe, Sheila, relembrou os momentos difíceis que viveram, mas reforçou que as famílias não devem desistir. “Só quem passa por essa situação sabe como é difícil. Mas uma coisa eu digo para vocês que estão na luta, é preciso ter fé e muita força. Acreditem, o câncer infantojuvenil tem cura. Tem que acreditar!”, pontuou ela.

 

Esperamos ansiosos por esse dia

Para a coordenadora de assistência do beneficiário da AACC/MS, Rosângela Machado Barros, Sino da Vitória dá início a um novo ciclo de vida a todos que presenciam o momento simbólico e especial, emocionando e trazendo um sentido de dever cumprido aos profissionais das equipes da AACC/MS e do Cetohi.

Rosângela, junto de outros integrantes da equipe, conduz a cerimônia na Casa de Apoio e no Hospital Regional. “Esperamos ansiosos por esse dia, pois dividimos cada passo desse caminho, momentos do impacto do diagnóstico, do tratamento, das angústias, dos choros, das aflições, mas também choramos juntos quando a cura chega”, afirma.

A mensagem é de cura, vitória e esperança. Para conferir algumas cerimônias do Sino da Vitória, basta acessar o Instagram da AACC/MS, no destaque Sino da Vitória. Confira abaixo alguns desses momentos emocionantes e prepare um lencinho, porque vai precisar:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.