Cartola 2022: pênalti perdido vai gerar prejuízo menor na pontuação dos cartoleiros

Não existe acontecimento mais doloroso para os cartoleiros do que um jogador escalado desperdiçar um pênalti. Quando se trata do capitão, então, a dor vem dobrada. Ciente de que a perda de 4 pontos vira um peso grande para a rodada do cartoleiro, a equipe do Cartola decidiu amenizar um pouco a situação para esse tipo de lance

A partir da temporada de 2022 do game, a finalização de um pênalti perdido também será contabilizada para os cartoleiros. Não entendeu? A gente explica: o pênalti perdido pode ser uma finalização na trave (+3,00 pontos), uma finalização defendida (+1,20 ponto) ou uma finalização para fora (+0,80 ponto).

Ou seja, o cartoleiro vai perder os 4 pontos do desperdício de pênalti mas terá um alívio na sua pontuação porque essa finalização do pênalti vai contar positivamente na pontuação e no extrato do atleta. No fim das contas, o cenário ficará assim para cada situação:

  • Pênalti na trave – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização na trave (+3,00) = -1,00 ponto
  • Pênalti defendido – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização defendida (+1,20) = -2,80 pontos
  • Pênalti para fora – pênalti perdido (-4,00 pontos) e finalização para fora (+0,80) = -3,20 pontos

É importante dizer que se o goleiro fizer a defesa do pênalti e a bola for na trave imediatamente depois, o jogador que efetuou a cobrança vai ter uma finalização na trave contabilizada no scout, assim como acontece em lances comuns de jogo.

Vale lembrar que na temporada passada tivemos uma pequena mudança no Cartola que tem a ver com pênaltis. Não com a cobrança em si mas com a origem. O pênalti sofrido e o pênalti cometido passaram a ter mais peso do que as faltas comuns. O sofrido vale +1,00 ponto e o cometido faz perder 1,00 ponto.

Diego Souza perdeu dois pênaltis no Brasileiro de 2021. Mesmo número de Borja e Marinho — Foto: Eduardo Moura/ge

Atenção às exceções

 

Duas situações de pênalti perdido não vão contemplar o cobrador com uma finalização no Cartola. A primeira delas ocorreu recentemente com Pedro (Flamengo) e Marinho (Santos). Ambos se atrapalharam e deram dois toques no momento de suas cobranças. Sendo assim, a arbitragem marcou falta. Ou seja, no Cartola conta como pênalti perdido e falta cometida.Uma segunda possibilidade de não conquista de finalização é mais rara. É quando o cobrador só toca para o lado para que outro companheiro finalize. O cobrador perde pontos pelo pênalti perdido e pode ganhar a assistência se o companheiro fizer o gol imediatamente após o passe

–:–/–:–

.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *