Preço do níquel dispara 111%, em pregão com perdas milionárias para magnata chinês do aço

LONDRES — O preço níquel disparou 111% antes de ter suas negociações suspensas na principal Bolsa de metais do mundo, em Londres. Em dois dias, a cotação acumula alta de 250% e chegou a estratosféricos US$ 100 mil por tonelada.

Corretores se agitam durante pregão na London Metal Exchange Ltd. (LME), em Londres, diante da alta estratosférica do preço do níquel Foto: Chris J. Ratcliffe / Bloomberg

LONDRES — O preço níquel disparou 111% antes de ter suas negociações suspensas na principal Bolsa de metais do mundo, em Londres. Em dois dias, a cotação acumula alta de 250% e chegou a estratosféricos US$ 100 mil por tonelada.

A escalada nos preços reflete as sanções econômicas à Rússia, um grande produtor do metal, por causa da invasão da Ucrânia. Mas o gatilho para a disparada das cotações nesta terça-feira veio de uma venda desenfreada de contratos que envolveu um banco estatal chinês e o magnata Xiang Guangda, que controla Tsingshan Holding Group, maior produtor global de níquel e de aço.

O episódio, segundo analistas, deixou arranhada a reputação da centenária do London Metal Exchange (LME).

No fim da noite de segunda-feira, a LME permitiu que operadores adiassem alguns pagamentos diante da disparada das cotações, numa decisão pouco usual.

Segundo fontes a par do assunto, o China Construction Bank ganhou assim tempo extra para pagar centenas de milhões de dólares e honrar chamadas de margens em contratos de níquel. Ocorre que o China Construction Bank é um dos operadores usados pelo magnata Xiang Guangda.No mercado financeiro, a chamada de margem ocorre quando, num contrato que tenta estimar o preço futuro de algum ativo, há uma variação muito acima do previsto nas cotações, e os operadores são obrigados a depositarem recursos para garantirem que honraram suas dívidas no vencimento final da negociação.

Xiang Guangda, o magnata ‘Grande Aposta’

Nos últimos meses, Xiang Guangda tem feito pesadas aplicações no mercado futuro de níquel, a tal ponto que ganhou dos operadores em Londres o apelido de Big Shot (ou Grande Aposta, numa tradução livre).Apesar de a Rússia responder por 17% da produção global do níquel de melhor qualidade — metal usado em baterias de carros elétricos e na produção de aço inoxidável — analistas avaliam que a disparada de preços nesta terça-feira foi claramente um movimento de overshooting (ou seja, alta provocada por um gatilho de venda desenfreada de contratos).

—  Está uma loucura, não está refletindo nenhum fundamento — afirma Jiang Hang, chefe de trading na Yonggang Resources, que critica a atuação da Bolsa de Metais de Londres:

— O sistema de negociações da LME ficou fora de controle e exige intervenção.

Mas o pano de fundo de uma guerra na Europa complica qualquer avaliação sobre o valor das cotações, pontua Gavin Wendt, analista na consultoria Mine Life Pyt, da Austrália:

— O que nós conhecemos como mercado tende a reagir de forma exagerada, às vezes com um overshooting. Mas, dito isso, com a incerteza da guerra, é difícil dizer se o preço desta commodity (o níquel) está avaliado de forma exagerada ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *