Em Camapuã, alunos de escola agrícola se destacam ao criar produto, após oficina de empreendedorismo

Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Márcio Elias Nery (CEEP), localizado em Camapuã, participaram de oficina de empreendedorismo e se destacaram com a criação de produtos feitos à base de alimentos da agricultura familiar.

O trabalho foi realizado por meio da metodologia Jovem Empreendedor no Campo (JEC), implementada na escola agrícola com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Educação Empreendedora, que também é um dos principais eixos de atuação de outra iniciativa promovida pela instituição em Camapuã: o Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Dentro dos resultados apresentados para a escola, o que mais se destacou foi a coxinha de mandioca. A principal matéria prima para fazer a receita veio de pequenos produtores rurais e os demais itens foram arrecadadas por meio de doações. De acordo com a estudante Monique Mendes Zandonai, a experiência foi inovadora e didática.

“No início pensamos em fabricar alguns derivados da mandioca, mas a matéria prima não estava em boas condições, então surgiu a ideia de fazer a coxinha. Durante o bimestre estruturamos como ela seria produzida e conheci um pouco mais sobre o empreendedorismo, o que foi muito interessante e abriu os meus olhos para o tema. No final do projeto vendemos as coxinhas para nossos colegas, professores e funcionários da escola, foi uma experiência maravilhosa”, relatou a estudante.

Para a professora Juliane de Carvalho Costa, que deu apoio aos alunos, a metodologia foi importante para que eles pudessem entender o que é o empreendedorismo. “Todas as etapas foram realizadas pelos estudantes, desde a coleta da mandioca, os preparos, até chegarem ao produto: a coxinha. A oficina preparou os estudantes para que, a partir dos seus próprios conhecimentos e habilidades, se tornassem pequenos empreendedores. Sem dúvidas foi uma oportunidade única na vida profissional deles”, comentou a docente.

Com a finalização da metodologia, após o sucesso do produto apresentado, os alunos foram convidados para participar de uma feira no município, onde puderam comercializar a coxinha de mandioca e mostrar o trabalho para a comunidade.

Segundo a coordenadora-técnica do CEEP, Pamylla Mayara Pereira da Silva, a necessidade de trabalhar o empreendedorismo em sala de aula surgiu com as mudanças exigidas pela reforma do Ensino Médio e no currículo do técnico em agropecuária e, ao adotar à metodologia JEC, foi possível atender à exigência, além de alcançar ótimos resultados e trazer novas oportunidades para os estudantes.

“Eles puderam observar que hoje é possível ter o seu próprio negócio e que empreender é uma possibilidade de carreira. O projeto transformou não só a escola, como o dia a dia dos alunos. Percebemos que o empreendedorismo é um braço muito forte, em todos os sentidos, quando falamos em desenvolvimento. Acredito que depois do JEC os alunos vão sair da escola mais motivados a continuar com esse espírito empreendedor”, finalizou a coordenadora.

As metodologias oferecidas pelo Sebrae/MS voltadas para o âmbito da Educação podem ser aderidas por outras instituições de ensino interessadas, tanto públicas, quanto particulares.

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