Nova ofensiva no leste da Ucrânia: o que já está acontecendo e o que buscam os russos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta segunda-feira (18) o início da ofensiva russa contra o leste da Ucrânia, uma região parcialmente sob o controle de separatistas pró-russos e onde se intensificaram os combates.

“Agora podemos dizer que as tropas russas começaram a batalha pelo Donbass, para a qual se prepararam durante muito tempo. Uma grande parte de todo o exército russo se dedica agora a esta ofensiva”, afirmou Zelensky em um discurso divulgado pelo Telegram.

“Não importa quantos soldados russos forem trazidos até aqui, lutaremos. Vamos nos defender”, garantiu.

Leia também

O que dizem os líderes locais?

Pouco antes, o governador ucraniano da região de Lugansk, Serguei Gaidai, também anunciou o início da ofensiva russa contra o leste da Ucrânia.

“Isso é um inferno. A ofensiva da qual falamos há semanas começou”, disse Gaidai no Facebook. “Há combates em Rubizhne e Popasna, combates incessantes em outras cidades pacíficas”, completou.

Pelo menos oito civis morreram nesta segunda-feira por disparos e ataques russos, de acordo com as autoridades regionais.

Quatro pessoas morreram em Kreminna, uma pequena cidade da região de Lugansk tomada pelos russos nesta segunda-feira, declarou Gaidai no Telegram.

Outras quatro pessoas faleceram na região de Donetsk, segundo o governador ucraniano dessa região, Pavlo Kyrylenko.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.