Mais de 50 civis deixaram Azovstal nesta sexta, diz grupo separatista pró-Rússia

Mais de 50 pessoas deixaram a siderúrgica Azovstal, na cidade de Mariupol nesta sexta-feira (6), informou a sede de defesa territorial da autodeclarada República Popular de Donetsk neste sábado.

Os civis foram enviados para um centro de recepção nas proximidades de Bezimenne, na república separatista, cujas forças estão lutando ao lado de tropas russas para expandir seu controle de grande parte do leste da Ucrânia.

Dezenas de civis estão presos há semanas ao lado das forças ucranianas restantes que se mantêm na siderúrgica frequentemente bombardeada.

O que diz a ONU?

Até agora, as Nações Unidas e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) ajudaram quase 500 civis a fugir da área durante duas operações na semana passada. Em um briefing ao Conselho de Segurança da ONU, Guterres se recusou a dar detalhes sobre a nova operação “para evitar prejudicar um possível sucesso”.

“Espero que a coordenação contínua com Moscou e Kiev leve a mais pausas humanitárias para permitir que os civis passem a salvo dos combates e que a ajuda chegue àqueles em necessidade crítica. Devemos continuar a fazer todo o possível para tirar as pessoas dessas paisagens infernais”, disse ele ao conselho de 15 membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *