Doenças respiratórias fazem busca por atendimento médico por telefone crescer 50% em maio, em Campo Grande

O aumento nos casos de Síndromes Agudas Graves (SRAGS) fez com que o atendimento médico por telefone aumentasse em média 50% no mês de maio em Campo Grande, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segundo a Sesau, em abril a média de atendimentos diários era de 15 a 20 ligações. Já em maio, a média de ligações ficou entre 30 e 40 ao dia. Para a secretaria, o a central de atendimento consegue absorver a demanda e que o número ainda é menor que em janeiro deste ano, quando eram cerca de 55 atendimentos diários.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explica que o objetivo do serviço é proporcionar a orientação adequada ou atendimento ao paciente sintomático respiratório sem a necessidade de que ele se desloque até uma unidade de saúde, evitando assim o risco de exposição.

“Reduzindo a circulação destas pessoas, consequentemente nós temos um menor risco de que haja eventualmente uma contaminação cruzada. Além disso, ao oportunizar ao paciente um serviço ou uma opção para que ele consiga ser atendido sem mesmo precisar sair de casa é possível aliviar a pressão sobre o sistema de saúde”, comenta.

Serviço

O serviço de teleatendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por servidores administrativos, enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde. No período mais crítico da pandemia, o serviço chegou a realizar mais de 700 atendimentos por dia.

Para ter acesso ao atendimento, que é público, basta ligar no número (67) 2020-2170. O serviço funciona diariamente de 7h às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

A recepção será feita por um profissional e com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema. Após, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a conduta mais assertiva com base no histórico colhido.

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