Brasil cria 196,9 mil empregos formais em abril, com alta frente ao mesmo mês de 2021

O Brasil gerou 196,9 mil empregos com carteira assinada em abril deste ano, informou nesta segunda-feira (6) o Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados com atraso neste mês por conta de problemas técnicos.

De acordo com o governo, foram criados em abril 1,85 milhão de empregos formais. No mesmo período, 1,66 milhão de trabalhadores foram demitidos.

O resultado líquido (contratações menos demissões) de vagas formais em abril representa melhora na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 89,5 mil empregos.

O secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Dalcolmo, lembrou que o Brasil passava pelo pico dos casos de Covid-19 em abril do ano passado, de modo que foi registrada base baixa de comparação naquele mês.

“Os números estão em linha com o processo de recuperação da economia brasileira. É numero bastante superior ao registrado em abril do ano passado. Lembremos que abril do ano passado havia um processo de pico da Covid do Brasil. Então justifica um número baixo [naquele mês]”, declarou Dalcolmo.

Em abril de 2020, no início dos efeitos da pandemia da Covid-19 na economia, foram fechadas 981,8 mil vagas com carteira assinada.

A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada porque o governo mudou a metodologia no início do ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *