Pérez lidera 1º treino livre dominado pela RBR no GP do Azerbaijão

Não deu pra ninguém na sessão que abriu GP do Azerbaijão da F1 nesta sexta-feira. A RBR sobrou no primeiro treino livre, dominando a metade da disputa com Max Verstappen e fechando o TL1 com Sergio Pérez como o mais rápido. O mexicano anotou 1m45s476 com pneus macios em sua melhor volta, tendo 0s1 de vantagem para o segundo colocado, Charles Leclerc. Verstappen foi terceiro.

Lewis Hamilton foi o melhor nome da Mercedes, ficando com o sexto melhor tempo desta sessão que teve dois acionamentos do safety car virtual por problemas mecânicos para Williams e Haas.

Embora a RBR esteja em vantagem, a Ferrari conseguiu reduzir a diferença para a rival ao longo do treino. Nas últimas voltas com pneus macios, Charles Leclerc, que chegou a ter 1s5 de desvantagem para o primeiro colocado, terminou o treino a apenas 0s1 de Pérez, mas não conseguiu sair na frente.

A equipe austríaca, por outro lado, não está totalmente segura; a asa traseira de Verstappen voltou a apresentar movimentos suspeitos. Nesta semana, a equipe afirmou ver a etapa no Circuito de Rua de Baku como um teste para as melhorias feitas no dispositivo após os problemas no GP da Espanha.

Os saltos apareceram com força, sobretudo na reta, para equipes como Mercedes e Ferrari. Verstappen também relatou dificuldade com a direção devido ao vento.

A Mercedes começou o TL1 bem atrás das líderes, com pneus médios, mas encontrou desempenho com os compostos macios na metade final da sessão, embora ainda muito atrás de Pérez, a 1s4 do mexicano. Dessa vez, foi Hamilton quem colocou a equipe em uma posição melhor. Russell teve como melhor colocação um sétimo lugar, e recebeu a bandeirada em oitavo.

Resultado

Resultado do primeiro treino livre do GP do Azerbaijão da F1 — Foto: F1

Resultado do primeiro treino livre do GP do Azerbaijão da F1 — Foto: F1

O segundo treino livre do GP do Azerbaijão será logo mais, às 11h (horário de Brasília).

Dois safety cars virtuais em alguns deslizes

Mick Schumacher, que sofreu uma forte batida em Mônaco, voltou a ter problemas com seu carro nos primeiros dez minutos do TL1. Dessa vez, porém, um vazamento fez o alemão da Haas parar seu carro e provocar o acionamento do carro de segurança virtual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *