Protestos por direito a aborto se espalham pelos EUA

Os norte-americanos foram às ruas protestar em vários estados do país contra a decisão da Suprema Corte dos EUA, que derrubou o direito ao aborto legal no país.

Em alguns locais, as manifestações foram reprimidas com violência, como em Phoenix, no estado do Arizona, e na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Numa imagem postada no Twitter, a polícia empurra um jornalista em Los Angeles.

Alguns protestos foram organizados por redes de clínicas de saúde reprodutiva, mas em todos a maioria das manifestantes eram mulheres.

A maioria das marchas foi pacífica, embora tenham sido relatados incidentes. Além de Los Angeles, foram relatados casos de violência contra manifestantes em Phoenix, onde a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes reunidos em frente à sede do governo do Arizona. Eles bateram nas janelas do edifício, forçando deputados a interromper a sessão.

Mulher protesta contra derrubada do direito ao aborto legal. Roupa faz referência à série The Handmaid’s Tale, onde o estupro de mulheres é permitido por lei. — Foto: Sabrina Valle/Reuters

Um dos maiores protestos ocorreu na capital americana, onde centenas de manifestantes se reuniram em frente à Suprema Corte. As cidades de Nova York, Denver, Miami e Houston também foram palcos de manifestações, segundo agências internacionais.

Em Nova York, milhares se reuniram no Washington Square Park. Em Los Angeles, os manifestantes bloquearam o trânsito no centro da cidade. Na Filadélfia milhares se reuniram em frente à Câmara Municipal. Já em Austin o protesto foi frente ao tribunal federal. Outras centenas foram saíram às ruas em Atlanta, em duas manifestações separadas que se terminaram na sede do governo do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *