Simone Tebet diz que tripé da campanha será economia verde, agenda social e ‘governo afetivo’
A pré-candidata do MDB à Presidência da República, senadora Simone Tebet (MS), afirmou nesta segunda-feira (25) que o plano de governo de sua campanha, se homologada pelo partido, será baseada em um “tripé” composto por “economia verde”, agenda social e “governo afetivo”.
“Nós temos que fazer o desenvolvimento sustentável, e economia verde é um dos tripés do nosso plano de governo. Temos um tripé muito claro, portanto, três grandes pernas a sustentar o nosso programa de governo”, declarou.
“Um [lado] é social, que já falamos da fome, da miséria, da desigualdade – de um lado, transferência de renda; outro lado, educação de qualidade, com a União cuidando do ensino infantil e do ensino médio. Do outro lado, um governo afetivo, parceiro da iniciativa privada, que não vê o empresariado como adversário. E o terceiro é economia verde, desenvolvimento sustentável”.
A declaração foi dada na sabatina da “Central das Eleições”, da GloboNews. O programa entrevistará também os candidatos André Janones (Avante), nesta terça (26), e Ciro Gomes (PDT), nesta quarta-feira (27).
Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PP) também foram convidados, mas não confirmaram presença no prazo estipulado em reunião.
Tebet também disse estar “tranquila” sobre a confirmação de sua candidatura pelo MDB – a chapa também deve ser apoiada pela federação PSDB-Cidadania –, mesmo com contestações internas de alas do partido pró-Lula e pró-Bolsonaro.
“É uma ala minoritária do MDB que sempre esteve com o Lula. […] Como é que você vai exigir menos dessas pessoas? Eles foram ministros do presidente Lula, há de se entender que hoje eles façam uma opção nesse primeiro turno pelo presidente Lula. Isso é democracia, sem nenhum problema. Agora, é minoritário, é a minoria da minoria do MDB”, disse
Simone Tebet (MDB) responde a pergunta sobre apoio de parte do MDB ao PT no primeiro turno
Mais temas
Entrevista com Simone Tebet
Veja, abaixo, o que Simone Tebet disse sobre outros temas durante a sabatina:
Economia sustentável
“Vamos apresentar um programa de economia sustentável, especialmente voltada para o mercado de crédito de carbono, que é uma coisa muito difícil. Tenho conversado com muitos especialistas e nós temos que fazer um programa muito eficiente nesse aspecto, com regulamento muito claro, para evitar que algumas pessoas se aproveitem dessa situação para ganhar dinheiro.”
Forças Armadas e Amazônia
“Primeiro que eles têm expertise e eles têm todo o interesse. Se tem um setor que fala e fala com orgulho da Amazônia são as Forças Armadas. Fazem um trabalho excepcional, em relação, inclusive, ao Pantanal e ao combate ao incêndio. Não dá para jogar responsabilidade numa instituição com a credibilidade das Forças Armadas.”
Disputas por apoio no primeiro turno
“Aqueles que entendem que tem que escolher um lado, eu tenho que compreender, só preciso de um caixote e de um palanque. Eu posso andar na rua porque sou ficha limpa. Eu posso conversar no olho no olho do eleitor e dizer o que eu quero”.
Candidatura
“Uma vez homologada, só eu posso retirar a minha candidatura. De forma alguma [eu retiro minha candidatura]. Não há a menor possibilidade neste sentido”.