Com 87% dos empresários otimistas para Dia dos Pais, lojistas de Campo Grande já renovaram estoque

Lojas da região central de Campo Grande já estão repaginando as vitrines com faixas para chamar atenção para o Dia dos Pais. Os comerciantes apostam na renovação de estoque e campanhas de promoções, já que 87% dos empresários estão mais otimistas, em relação às vendas do ano passado, para o faturamento de 2022.

Faltam duas semanas para 14 de agosto, período de preparação e organização a uma das datas que mais movimenta o comércio. Uma funcionária da loja de cosméticos, que preferiu não se identificar, informou que a unidade exibe produtos voltados ao público masculino, já na entrada e prateleiras próximas à porta.

“Nos planejamos há dias, separando kits com produtos masculinos. Esses kits já saem com um desconto bom e é mais vantajoso. A antecipação também serve para quem passa ver o que tem e ajudar a escolher”, disse.

Em uma loja de sapatos, o gerente Ananias Rufino conta que o ano propõe mais expectativa de venda comparada aos anteriores, por conta das restrições da pandemia. Contudo, o número de funcionários foi reforçado.

“70% do estoque já está na loja e vamos abastecer com a mercadoria que chega. A loja já está toda mudada, deixando mais em evidência coisas masculinas: cinto, sapato, carteiras. Esse ano as campanhas estão voltadas para atender desde o pai mais jovial ao pai mais velho, por exemplo, com sapatos mais modernos ao estilo vintage”.

Vitrines para Dia dos Pais
Dia dos Pais com promoções estampadas nas vitrines. (Foto: Nathália Alcântara/Midiamax)

Expectativa de movimentar R$ 50 milhões no Dia dos Pais na Capital

A expectativa é movimentar R$ 50 milhões nos próximos dias, segundo Adelaido Vila, presidente da CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas). “O mercado está bastante animado, estivemos conversando com os varejistas que estavam com estoque baixo já estão aumentando. Notamos uma reação significativa em Campo Grande”.

Já a  divulgada pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), 87% dos empresários entrevistados estão otimistas para lucrar mais que em 2021. O levantamento, feito na última quarta (27) e quinta-feira (28), indica que 56% farão promoções e aproximadamente 30% facilitarão os prazos de pagamento.

O balanço também aponta que cerca de 35%, espera uma alta de 20% no movimento, e 34% dos empresários avaliaram que podem vender até 10% mais. Para 12% dos respondentes, as vendas podem superar em até 40% o mesmo período de 2021. A expectativa de comercializar até 50% mais esse ano foi sinalizada por quase 6% dos entrevistados.

“Percebemos que os empresários de Campo Grande estão mais otimistas. No ano passado, 72% das empresas esperavam vender mais que em 2020, este ano, já são cerca de 87% dos empresários com esperança de superar o movimento do ano anterior”, revela o presidente da ACICG, Renato Paniago.

Dos 104 entrevistados, 44% disseram que a média de gasto do consumidor deve ficar entre R$  51 e R$100, e aproximadamente 36% esperam vender de R$ 101 a R$ 200. Pouco mais de 10% acreditam que o valor investido no presente será superior a R$ 201, entre os principais presentes da data, como vestuário, calçados, perfumaria, eletrônicos e outros segmentos.

Em Mato Grosso do Sul, uma pesquisa do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da  MS) em parceria com Sebrae MS. O valor é 5% maior que em 2021, com anseio de movimentar R$ 245,28 milhões entre compras e comemorações especialmente para o Dia dos Pais.

O gasto médio total será de R$ 360,54. Serão R$ 152,4 milhões em compras e R$ 92,8 milhões em comemorações. A maioria dos consumidores, 63%, pretende pagar à vista. Já 38% deve pagar parcelado. Para 42,4% são as vitrines, 29,4% se guiam por propagandas, 14,5% pela escolha da pessoa a ser presenteada e 12,8% as dicas de familiares.

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