Nova Vila Belmiro: Santos planeja início de obras em 2023
O Santos tenta dar sequência ao projeto da construção da nova Vila Belmiro. A gestão do clube espera finalizar todos os processos até o fim do ano, iniciar a captação de recursos em dezembro e, enfim, iniciar as obras no ano que vem.
O processo foi detalhado pelo presidente do Peixe, Andres Rueda, durante entrevista coletiva no CT Rei Pelé, na última quinta-feira. Segundo ele, o projeto tem sido acompanhado por uma comissão do Conselho Deliberativo do clube junto à WTorre, empreiteira responsável pelo projeto.
Atualmente, a empresa tem realizado as readequações necessárias antes de apresentar o modelo ao Conselho. A expectativa é de que isso ocorra já no próximo mês.
– A arena está encaminhada. Existe uma comissão criada junto com o Conselho Deliberativo e estão levando com a WTorre. A WTorre está redesenhando junto com os arquitetos. Previsão é que até setembro eles façam uma apresentação. Se passar por todo o trâmite com Conselho e assembleia, já é para sair captando dinheiro para ver se ano que vem a gente começa. Esse é o planejamento.
Rueda disse que o projeto da nova Vila Belmiro não ficou estacionado e que o Santos tem resolvido questões burocráticas, como adequações a legislações municipais, o que ele classificou como “coisa de gabinete”.
Na visão do mandatário, após a aprovação no Conselho, é primordial que o projeto também passe por uma votação em assembleia geral dos associados, já que a obra impactará o clube por muitos anos.
– Pelo cronograma, a ideia da equipe de trabalho é, em dezembro, começar a vender espaços, cadeiras cativas. Para fazer isso, não abro mão da assembleia dos sócios. É uma mudança que irá comprometer o clube por 30 anos. Ela tem que ser referendada pelo que os sócios querem.
Sobre a nova Vila Belmiro
Inicialmente orçada em R$ 250 milhões, o projeto precisou passar por readequações e teve o custo ajustado para R$ 400 milhões. Andres Rueda já havia explicado que a medida foi necessária devido ao aumento dos preços dos materiais para a obra e das taxas de juros.
O capacidade do estádio será de 30 mil lugares. Além disso, há uma previsão de 500 vagas de estacionamento.
Para realizar a captação inicial de recursos junto a investidores, a WTorre irá utilizar a comercialização de cadeiras premium e camarotes. A empreiteira também será responsável pela gestão do estádio pelo período de 30 anos.