Moradores no Santa Emília sofrem com rua de terra: ‘nem cascalho eles passam mais’
Moradores da Rua Coronel Adauto Barbosa, no Bairro Santa Emília, em Campo Grande, sofrem com a falta do asfalto e reclamam que nem a manutenção básica a via está recebendo da prefeitura.
Lucimar Pereira da Silva, de 56 anos, mora há 40 anos no bairro e passa pelos problemas na pele. “É assim para pior. Quando chove [a água] vem até a beira da calçada. É horrível; não para nada limpo”, conta.
“Nem cascalho eles passam mais, só passam a patrola. Antigamente ainda cascalhavam. Quando chove você tem que atravessar um rio para sair”, reclama.
Há mais de 30 anos morando no Santa Emília, a diarista Izolete da Silva, de 55 anos, também sofre com a enxurrada durante as chuvas. “Pior é quando chove. Parece que água do Santa Emília desce todinha nessa rua; é a pior do bairro. Fica alagada de fora a fora”, relata
Além disso, depois da água descer e o solo secar, os buracos tomam conta. “Teve época que o buraco cabia um carro”, conta.
Rua com escola
Além da situação crítica durante a chuva, a rua abriga a Escola Municipal Professora Maria Tereza Rodrigues, ou seja, tem grande circulação de veículos e pessoas – principalmente crianças.
“Ontem mesmo era um rio. É uma rua de escola, passa criança, mãe com com carrinho de bebê,; passa um carro estoura tudo. É complicado”, comenta a cabeleireira Elisangela Souza Mendonça, de 44 anos.
“Quando chove não dá para descer. Tem que fazer uma manobra e subir pela calçada para sair. Aqui consta que está asfaltado, os moradores mais velhos falam isso”, diz.
A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que a Prefeitura vai executar serviços de manutenção no bairro quando as condições climáticas permitirem e também que há um projeto de asfalto, onde o projeto Executivo foi contratado para que a pavimentação seja feita.