Análise: Fortaleza insiste até o fim e celebra vitória em cima do Flamengo diante da torcida
Foi apenas aos 48 do segundo tempo que o torcedor do Fortaleza soltou o grito de comemoração na Arena Castelão. Após um primeiro tempo disputado, o Leão voltou para campo com a desvantagem, viu Pedro Rocha garantir a igualdade, e Caio Alexandre decretar a vitória em um dos últimos lances do jogo.
O Fortaleza entrou em campo com mudanças na escalação. Caio Alexandre e Pedro Rocha começaram entre os titulares, assim como Lucas Crispim. Fernando Miguel, que tinha ficado de fora no empate com o Juventude por conta de gastroenterite, retornou. Zé Welison e Robson foram os desfalques.
Em campo, o Leão se defendia com uma linha de quatro jogadores, com Tinga e Juninho Capixaba nas pontas. Quando estava na fase ofensiva, sustentava linha de três. Os pontas ganhavam profundidade e inclusive foram participativos nos lances de perigo. Capixaba deu assistência para o primeiro gol de Pedro Rocha e Tinga do segundo.
Thiago Galhardo funcionou como referência ofensiva e foi responsável por boas chegadas. Foi o jogador que insistiu na jogada que rendeu o segundo gol e venceu Léo Pereira.
Quando abriu o placar, aos 17 do primeiro tempo, o Fortaleza tinha menos posse de bola que o Flamengo (30% x 70%). O Rubro-Negro tinha mais a bola, mas o Leão foi cirúrgico no golaço de Pedro Rocha.
Com a posse de bola, o Flamengo buscou formas de chegar e apostou em um caminho pelo centro do campo, mas o Fortaleza foi feliz nos cortes e congestionou o meio-campo. O gol do adversário veio quando Ronald errou passe, Gabriel pegou a bola, subiu rapidamente, venceu Benevenuto e mandou para o gol. Fernando Miguel ajoelhou antes da conclusão e tomou o gol.
O Fortaleza demorou para se reestabelecer. O time foi incisivo na jogada do gol, mas não conseguiu boa articulação na sequência. Além disso, o Flamengo conseguiu o segundo após pênalti de Benevenuto em Mateusão e cobrança de Gabriel.
O segundo tempo foi de maior movimentação do Fortaleza, foram 14 finalizações do time da casa contra três do Flamengo. O time demorou para resolver, mas Vojvoda apostou em mudanças para pressionar cada vez mais a defesa adversária. Entraram Moisés, Depietri, Romero, Otero e Lucas Sasha no segundo tempo.
O time apostou no ataque e pressionou no campo defensivo do Flamengo. A tensão só se dissipou com a comemoração de Caio Alexandre e a vitória premiou a insistência até o último minuto.
Com 34 pontos, o Fortaleza volta a campo no próximo sábado, às 19h, na Serrinha, onde enfrenta o Goiás.