Para se manter no G-4, Vasco tenta encerrar nesta terça sequência de oito derrotas fora de casa
Os pontos perdidos em casa no empate por 1 a 1 com o Londrina na semana passada não estavam nos planos, e o Vasco vai precisar pontuar como visitante para se manter no G-4 e garantir o acesso à Série A sem depender dos outros. Desafio para o time de Jorginho, que enfrenta o Operário, nesta terça, às 19h, em Ponta Grossa, no Paraná
A missão é encerrar o jejum como visitante e interromper a série de oito derrotas seguidas fora de casa, a pior de toda história do clube. A última vez que o Vasco pontuou longe do Rio de Janeiro foi em 7 de julho, na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma.
Dos 16 jogos que disputou fora de casa na Série B, o Vasco só venceu três – Náutico, Londrina e Criciúma. Soma ainda quatro empates e nove derrotas. Antes dessa sequência negativa, portanto, o desempenho longo dos seus domínios não era ruim, com 54% de aproveitamento. Com as últimas oito derrotas, o rendimento caiu para 27%.
– Às vezes a gente inverte um pouco os papéis, aqueles que estão chegando no G-4 estão eufóricos, e a gente que está lá fica com uma certa pressão. Estamos no G-4, vamos conseguir nosso objetivo, sabemos do poder que temos em casa, nossa torcida tem nos ajudado bastante, e agora vamos em busca de um resultado importante fora de casa. É difícil jogar aqui contra o Operário, uma equipe forte fisicamente, mas a gente sabe que tem condições de ganhar
Confira as informações do Vasco antes de partida com o Operário
A série negativa como visitante começou em 16 de julho, na derrota por 3 a 1 para o Sampaio Corrêa, pela 18ª rodada, no Maranhão. Desde então o time perdeu todos os jogos fora de casa. Ou seja, ainda não pontuou longe do Rio de Janeiro no returno da Série B.
- CRB 1×1 Vasco (2ª rodada)
- Chapecoense 0x0 Vasco (3ª rodada)
- Tombense 1×1 Vasco (5ª rodada)
- Guarani 0x0 Vasco (8ª rodada)
- Náutico 2×3 Vasco (11ª rodada)
- Londrina 0x1 Vasco (13ª rodada)
- Novorizontino 2×0 Vasco (15ª rodada)
- Criciúma 0x1 Vasco (17ª rodada)
- Sampaio Corrêa 3×1 Vasco (18º rodada)
- Vila Nova 1×0 Vasco (20ª rodada)
- Ponte Preta 3×1 Vasco (23ª rodada)
- CSA 2×0 Vasco (25ª rodada)
- Bahia 2×1 Vasco (26ª rodada)
- Brusque 1×0 Vasco (28ª rodada)
- Grêmio 2×1 Vasco (29ª rodada)
- Cruzeiro 3×0 Vasco (31ª rodada)
Após o Sampaio Corrêa, o Vasco perdeu como visitante para Vila Nova, Ponte Preta, CSA, Bahia, Brusque, Grêmio e Cruzeiro. Um novo tropeço fora de casa, nesta terça, contra o Operário, pode custar, inclusive, um lugar no G-4, uma vez que o Ituano (6º colocado) está a apenas dois pontos na tabela de classificação e ainda joga na rodada. O discurso interno é de confiança.
– Precisamos ser corajosos, organizados e efetivos no próximo jogo. A gente precisa ganhar o próximo jogo, mas a gente acredita que a gente vai alcançar o nosso objetivo, a gente não pode pensar em nenhuma outra forma. Tem que ser só trabalho, confiança nos jogadores, fazer com que essa equipe permaneça unida, porque é só assim que a gente alcança o nosso objetivo
O time conta com o bom desempenho em casa, onde ainda não perdeu na Série B, para aumentar a pontuação. Mas só isso não será suficiente. Após o jogo contra o Operário, o Vasco ainda vai enfrentar o Sport (16/10) e o Ituano (6/11) fora de casa.