GP do Japão: Verstappen conquista a pole e vai em busca do bi da F1

O caminho para o título da F1 está aberto. Com volta de 1m29s304, Max Verstappen foi o melhor no classificatório e vai largar da pole no GP do Japão, que pode carimbar o bicampeonato do holandês. Para conquistar o título em Suzuka por conta própria, Max precisa vencer e fazer a volta mais rápida, mas o caneco ainda é possível com outras combinações de resultados.

Verstappen foi o melhor dentre os 20 integrantes do grid, mas viu sua pole sob ameaça quando entrou na mira da direção de prova. No Q3, o atual campeão da F1 escorregou enquanto aquecia os pneus e ficou atravessado na saída da 130

Lando Norris, que vinha em alta velocidade, teve que desviar para evitar uma colisão. O incidente foi investigado, mas os comissários deram apenas uma reprimenda ao holandês. O britânico foi efusivo ao cobrar uma punição ao rival, enquanto Max jogou a culpa para o outro lado.

Confirmando a disputa particular entre RBR e Ferrari, Charles Leclerc vai largar da primeira fila por apenas 0s010 de diferença para o holandês. Carlos Sainz e Sergio Pérez vêm logo atrás, na segunda fila.

Sem a pista molhada, a Mercedes não passou perto de repetir o sucesso da dobradinha do TL2. Lewis Hamilton sairá em sexto com sua Mercedes; Russell será o oitavo.

Destaque ainda para Sebastian Vettel, que passou para o Q3 por apenas 0s003 de diferença para Daniel Ricciardo, primeiro eliminado no Q2. O tetracampeão, que já venceu quatro corridas em Suzuka, vai largar na nona posição com sua Aston Martin.

Após uma sexta chuvosa, as equipes enfim puderam testar os pneus slick no TL3 e no classificatório, graças ao tempo seco neste sábado. Mas a previsão para o domingo é que a chuva caia novamente em Suzuka – e forte. Vale lembrar que os carros entraram em regime de parque fechado assim que o Q1 começou; os acertos de corrida, portanto, estão definido

Fala, Verstappen!

– Foi muito incrível dirigir aqui de novo, especialmente no classificatório com pouco combustível. Esses carros realmente ficam vivos no primeiro setor! Muito feliz por estar na pole, mas no geral, estou super contente por estar de volta – celebrou.

Q1 – 18 minutos e cinco eliminados

Correndo em casa, Yuki Tsunoda inaugurou os trabalhos com tempo de 1m31s631. Na sequência, Lando Norris tomou a primeira posição do japonês por 0s2 de vantagem, anotando 1m31s431. Hamilton fez o terceiro melhor tempo em sua tentativa inicial, mas foi superado pelo companheiro Russell. A Mercedes foi a única equipe a apostar nos pneus médios no início do Q1.

Verstappen logo registrou a volta a ser batida, com 1m30s224 de pneus macios. Após um susto no início do segmento, com o carro ainda desmontado e o cronômetro rolando, Charles Leclerc foi à pista e fez o terceiro melhor tempo. Carlos Sainz ficou a 0s112 do holandês da RBR e ficou em segundo, com 1m30s336.

No fundo do pelotão, Pierre Gasly – que vai substituir Alonso na Alpine a partir de 2023 – foi eliminado de forma precoce e ficou furioso com seus problemas no sistema de freio. Já Nicholas Latifi fez o pior tempo e vai poder ignorar sua punição de cinco posições – resultado da batida com Guanyu Zhou em Singapura.

ELIMINADOS:
16 – ALEX ALBON
17 – PIERRE GASLY
18 – KEVIN MAGNUSSEN
19 – LANCE STROLL
20 – NICHOLAS LATIFI

Q2 – 15 minutos e cinco eliminados

Sainz se colocou na liderança do segmento com 1m30s444. A diferença para o companheiro Leclerc, logo atrás, foi de apenas 0s042. Pérez fechou sua primeira tentativa e não conseguiu ultrapassar as Ferrari, ficando em terceiro.

Verstappen bateu Sainz em seu giro inicial, ainda que com uma vantagem apertada de 0s098. O holandês da RBR assumiu a ponta no Q2 com tempo de 1m30s346. A menos de cinco minutos do fim, Daniel Ricciardo, da McLaren, era a surpresa do top 5. Ocon, nono melhor no TL3, ocupava o quarto lugar

Rafael Lopes e Luciano Burti analisam o GP do Japão de Fórmula 1

Os pilotos voltaram ao traçado com três minutos restantes no cronômetro para tentar uma melhora nos tempos. Sergio Pérez foi o protagonista em todos os setores e tirou a liderança de Verstappen com 1m29s925. No apagar das luzes, Alonso fez o segundo melhor tempo, anotando 1m30s343.

E mais atrás… Sebastian Vettel carimbou sua ida ao Q3 por apenas 0s003 de vantagem sobre Ricciardo, que perdeu posições e foi o primeiro eliminado. Assim como Gasly, Tsunoda também se queixou dos problemas de freio da AlphaTauri e não avançou.

ELIMINADOS:
11 – DANIEL RICCIARDO
12 – VALTTERI BOTTAS
13 – YUKI TSUNODA
14 – GUANYU ZHOU
15 – MICK SCHUMACHER

Q3 – 12 minutos e a briga pela pole

 

Nove dos dez pilotos foram à pista logo de cara, mas Vettel permaneceu nos boxes. Ocon puxou a fila e foi o primeiro a registrar tempo, mas foi superado na sequência por Leclerc, com 1m29s557. Sainz e Pérez cruzaram após o monegasco, mas não conseguiram subir à liderança.

Verstappen apareceu para assumir o topo do Q3 em sua primeira tentativa, com 1m29s304. Pouco depois, o holandês da RBR escorregou e ficou atravessado na pista quando Lando Norris vinha em alta velocidade. Apesar do susto, o britânico cortou pela grama. A direção de prova investigou o incidente após o término da classificação e optou apenas pela reprimenda a Max, que mantém a pole.

Com menos de um minuto no cronômetro, Leclerc abriu volta rápida em mais uma tentativa de tirar a pole de Verstappen, sem sucesso. Lewis Hamilton e George Russell melhoraram os próprios giros e subiram à sexta e oitava posições, respectivamente.

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