Encerrando espera de 9 anos, 1ª doação de órgãos do ano dá esperança para pacientes renais
A Santa Casa de Campo Grande realizou na quinta-feira (5) a primeira cirurgia de transplante renal do ano, de forma simultânea, em dois pacientes de hemodiálise que aguardaram por nove anos uma nova chance de vida. A doação foi de um jovem de 22 anos que foi vítima de um acidente de trânsito.
A doação dos órgãos foi autorizada pela família do rapaz que, infelizmente, sofreu morte encefálica. O aposentado José Gavilan, de 62 anos, morador de Campo Grande, foi o primeiro a receber a doação. Ele é paciente hipertenso e estava na fila esperando por um transplante desde 2014. Ele fez uma cirurgia cardíaca para vascularização do miocárdio, em 2016.
A funcionária pública Lúcia Helena Gomes Joaquim, de 45 anos, que também era hipertensa e aguardava na fila por oito anos, sendo a segundo receptora dos órgãos doados. A cirurgia teve início às 7h e terminou por volta das 12h, sem nenhuma intercorrência.
Equipe
Conforme o hospital, a equipe que realizou a cirurgia do paciente José contou com os médicos, dr. Adriano Lyrio, dr. Gustavo Dutra e dr. Ricardo Tamazato. E a equipe que realizou da paciente Lúcia foram dr. Guilherme Stangarlin, dr. Waldemar Casuo e dr. Guilherme Napoleão.
Durante todo ano de 2022, de janeiro a dezembro, a Santa Casa de Campo Grande realizou oito transplantes renais.