Com insegurança alimentar em alta, Campanha da Fraternidade arrecada comida em Campo Grande

Com insegurança alimentar em alta, Campanha da Fraternidade arrecada comida em Campo Grande
Tema da Campanha da Fraternidade em 2023 é “Fraternidade e Fome”. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

A Campanha da Fraternidade deste ano leva o tema “Fraternidade e ” e a  planeja uma arrecadação de alimentos como ato concreto para combater a fome. A doação será destinada para entidades sociais assistidas pela arquidiocese.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa, na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (22), no Auditório da Cúria, em Campo Grande, e contou com a participação do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa.

“Gosto de dizer que a gente queria acabar com a fome do mundo a modo gênio da lâmpada: estalar os dedos e ter comida, entretanto acho que esse é o espírito da campanha, a partilha”, afirmou Dom Dimas.

O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade acontece no próximo domingo (26), às 9h, no Poliesportivo Dom Bosco. Na data será possível fazer a entrega de alimentos não perecíveis, mas as paróquias de toda Capital devem receber mantimentos até a Páscoa, que neste ano é em 09 de abril.

Dom Dimas Lara Barbosa afirmou que o objetivo da campanha é extrapolar os muros da igreja, porque os problemas sociais, como fome e habitação, dizem respeito a todos os cidadãos. Com pouco de cada um, acredita que esses problemas podem ser superados.

“A ideia da campanha é juntar fé e vida. No Brasil surgiu essa iniciativa de abordar um tema e neste ano é a superação da fome”, pontuou.

Coletiva de imprensa explicou sobre Campanha da Fraternidade. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Fome como tema

Na coletiva de imprensa, foi exposto que a “fome” é tema da Campanha da Fraternidade pela terceira vez nos 61 anos desde a criação. A primeira foi em 1975, seguida por 1985 e agora em 2023.

De acordo com o coordenador de pastoral, padre Vander Casemiro, a meta da campanha é mobilizar a sociedade sobre o tema deste ano. “O objetivo é sensibilizar a sociedade e a igreja para enfrentar o flagelo da fome sofrida por uma multidão de irmãos e irmãs por meio de compromissos que transformem essa realidade”, afirmou.

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 58,7% da população brasileira convive com a insegurança alimentar, ou seja, não sabe se terão o que comer no dia seguinte.

Além disso, 33,1 milhões de pessoas passaram fome em 2022, 14 milhões a mais do que o verificado em 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *