Imasul cancela autorizações da Suzano e transfere aval para desmatar duas áreas em MS

Duas portarias publicadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) nesta quinta-feira (9) cancelam autorizações concedidas à empresa Suzano para desmatamento de áreas de mata nativa nos municípios de  e . O cancelamento ocorre a pedido da própria Suzano para transferrir para outra empresa a titularidade das duas áreas que possuem árvores para corte.

Nas portarias, o Imasul diz que o cancelamento ocorre “a pedido” para retificação de dois CANIs (Corte de Árvores Isoladas Nativas) emitidos em 2023. O documento é solicitado por empresas que trabalham com supressão vegetal para aval de desmatamento quando a área é convertida para uso alternativo do solo.

Os dois processos que tiveram as autorizações canceladas são os CANI N. 1603/2023, referente a área em Jaraguari e o N. 954/2023, de área em Ribas do Rio Pardo. Ribas é a cidade onde a Suzano constrói fábrica que deve ser inaugurada em junho e produzirá mais de 2 milhões de toneladas de celulose por ano.

Nas justificativas para os cancelamentos, o Imasul detalha que a Política Nacional do Meio Ambiente prevê a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.

Confira as portarias que cancelam autorizações da Suzano:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *