Fluminense vive expectativa para voltar a ter Arias, que deve se reapresentar nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o técnico Mano Menezes fará o penúltimo treino com o Fluminense antes de viajar para enfrentar o Cuiabá, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. No CT Carlos Castilho, o treinador deve ter um primeiro contato com um “reforço” importante: Jhon Arias, de volta ao Tricolor após disputar a Copa América com a seleção da Colômbia. A expectativa é que ele se reapresente nesta manhã.

O colombiano foi liberado para enfrentar Alianza Lima (Libertadores) e Juventude (Brasileirão) antes de se apresentar à seleção, em 3 de junho. Ao viajar para a Copa América, Arias acabou se ausentando do pior momento do Fluminense no ano, com seis derrotas consecutivas – para Botafogo, Atlético-GO, Cruzeiro, Flamengo, Vitória e Grêmio.

Neste meio-tempo, o camisa 21 perdeu a demissão de Fernando Diniz, a breve passagem de Marcão como técnico, a busca tricolor por um novo nome e os três primeiros jogos de Mano Menezes. Sob o comando deste, apresentado em 3 de julho, o Fluminense fez dois pontos em três partidas: empatou com Internacional e Criciúma, e perdeu para o Fortaleza.

Como de praxe, Arias será reavaliado na reapresentação ao CT Carlos Castilho, seguindo protocolo padrão adotado pelo Fluminense. Caso seja liberado, ele pode ser um dos reforços do Tricolor para o duelo contra o Cuiabá. Mano Menezes vai definir o time titular apenas na manhã de sábado, no último treino antes da viagem para o Mato Grosso.

Mesmo ausente por 45 dias, Arias segue como um dos artilheiros do Fluminense na temporada. Com seis gols marcados, ele divide o posto de goleador com Lelê, que se recupera de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito desde abril.

Após o sorteio da Copa do Brasil, o presidente tricolor Mário Bittencourt reforçou a crença de que confrontos eliminatórios – como nas oitavas da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil – são “retrato do momento” do clube na temporada. Nesta altura de 2024, prevalece a situação ruim no Brasileirão, com oito pontos somados em 48 disputados. O Fluminense não fez o jogo da 17ª rodada, contra o Athletico-PR, ainda com data a definir.

— Em todas as copas, Libertadores, Copa do Mundo, não se tem favorito. Copa é diferente, é muito retrato do momento (do clube). Espero que a gente recupere o nosso futebol no Brasileiro e, que estejamos bem no momento em que enfrentarmos o Juventude na Copa do Brasil. Acho que todos os confrontos são difíceis, não tem jogo fácil para ninguém. É um adversário que a gente respeita muito, que está em uma fase muito boa. Esperamos fazer nosso melhor para passar às quartas.

Antes de pensar nas copas, o Fluminense terá pela frente o Cuiabá (fora), o Palmeiras (casa) e o Bragantino (fora). Os resultados nessas partidas – e seus reflexos na tabela do Brasileirão – podem influenciar diretamente na moral tricolor antes da Copa do Brasil. O jogo de ida das oitavas será na semana de 31 de julho, mas data e horário ainda serão estabelecidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Para a próxima partida do Campeonato Brasileiro, o Tricolor poderá contar com ao menos dois de seus quatro reforços na janela: Thiago Silva, que treina no CT Carlos Castilho desde junho, e Nonato, vindo de empréstimo junto ao Santos.

O clube tem até esta sexta-feira para inscrever Kevin Serna e o zagueiro Ignácio se quiser promover a estreia dos dois contra o Cuiabá. O ex-atacante do Alianza Lima desembarcou no Rio de Janeiro na terça-fera, e o ex-Bahia chegou ao Brasil no início de quinta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *