Cidades de Mato Grosso do Sul recebem prêmios nacionais por inovação na área de imunização

Cinco cidades de Mato Grosso do Sul receberam prêmios por iniciativas de sucesso na área de imunização durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, realizada em Brasília, entre os dias 18 e 20 de novembro. As cidades de Selvíria, Aquidauana, Maracaju, Três Lagoas e Caarapó representaram o Estado no evento, com estratégias inovadoras e eficientes que reforçam o compromisso com a saúde pública.

Presidente do Cosems-MS e secretária de Saúde de Vicentina, Josiane de Oliveira, ressaltou a relevância do reconhecimento conquistado.

“Nosso Estado estava muito bem representado, tivemos cinco finalistas e três ganhadores. Isto mostra a qualidade e comprometimento dos técnicos da saúde, que estão realmente comprometidos com a saúde e bem-estar da nossa população”.

Secretária de Saúde da Brasilândia, Adeiza Abrami, membro da diretoria do Cosems-MS e representante estadual do projeto ImunizaSUS, celebrou a troca de experiências proporcionada pelo evento.

 

“Tivemos ótimos trabalhos apresentados. Essa troca incentiva muito os municípios participantes. A Mostra acontece anualmente, e todos que se dedicam e realizam um trabalho diferenciado podem participar. Primeiro, os projetos passam por uma seletiva estadual e, em seguida, nacional, com todos os custos cobertos. Por fim, é uma oportunidade ímpar”, afirmou.

Três cidades premiadas

Caarapó foi um dos grandes vencedores e recebeu o Prêmio Conasems com um vídeo documentário que abordou o projeto “Fortalecendo a Imunização: Estratégias Colaborativas para Proteger as Comunidades Indígenas de Caarapó contra a Dengue”.

Para o secretário de Saúde do município e diretor administrativo do Cosems-MS, Vinício Faria, o prêmio é um meio de reconhecer a relevância do trabalho. “O projeto representa o reconhecimento de um esforço construído com dedicação, parceria e respeito às comunidades indígenas.”

Selvíria também recebeu o prêmio como representante da região Centro-Oeste na categoria SBIm e OPAS. Conforme o Cosems, o município foi contemplado pela participação na XXVII Jornada Nacional de Imunização, promovida pela SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Autora do trabalho, Patrícia Chiochetta Alves, comemorou a conquista. “Estou emocionado. É um sinal de que não estamos no caminho certo, realizando um bom trabalho para erradicar doenças.”

Três Lagoas recebeu a premiação na categoria “Matéria Jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional”, da enfermeira Fernanda Marega.

“É uma emoção enorme poder compartilhar com todo o país o fruto de um trabalho de dedicação e determinação na imunização. Fazemos o melhor para atender a população de Três Lagoas e ter esse reconhecimento publicado em rede nacional, mostra que estamos fazendo um bom trabalho”, diz.

Confira os projetos apresentados:

  • Selvíria: Estratégias para alcançar as coberturas vacinais no município de Selvíria e seus impactos no indicador do Previne Brasil – Patrícia Chiochetta Alves.
  • Aquidauana: Para avançarmos, temos que retroceder: a volta do Zé Gotinha nas ações de imunização – Camila Mayer Mirowski.
  • Maracaju: Vacinas especiais e a equipe de Atenção Primária – Daise Cristiane de Oliveira Silva.
  • Três Lagoas: Declaração de vacinação atualizada (DVA): uma estratégia de vacinação de qualidade – Fernanda Marega Nery Ruiz.
  • Caarapó: Fortalecendo a imunização: estratégias colaborativas para proteger as comunidades indígenas de Caarapó contra a dengue – Francisco Júnior de Oliveira Santos.

Conforme o Conasems, a participação de Mato Grosso do Sul no workshop nacional reforça o compromisso dos municípios com a saúde pública e a importância de iniciativas inovadoras para alcançar melhores resultados em imunização. Além disso, o evento destacou como estratégias bem planejadas e colaborativas podem transformar indicadores e fortalecer o SUS em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *