Concurso do Coren-MS muda horário de prova de última hora e gera indignação entre candidatos
Concurso realizado neste domingo (24) para preencher vagas do Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) gerou confusão após mudança de última hora no horário de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova.
Segundo os editais publicados pela empresa organizadora do certame, a Recrutamento Brasil, todas as etapas do concurso seriam realizadas conforme o horário oficial de Brasília.
Essa informação sobre o horário oficial consta no edital de abertura, publicado no dia 1° de outubro de 2024, e também no último edital publicado pela organizadora, no dia 18 de novembro de 2024.
Mudança de última hora
Entretanto, neste domingo um novo arquivo foi disponibilizado no site da banca informando que a prova do Concurso Público 01/2024, do Coren-MS, seria realizada no “horário oficial do estado de Mato Grosso (horário de Cuiabá).”
O estado vizinho, Mato Grosso, tem o mesmo horário oficial que o estado sul-mato-grossense.
“Solicitamos aos candidatos que estejam atentos a este horário e compareçam ao local da prova com antecedência mínima de 30 minutos, munidos dos documentos exigidos no edital. Para evitar transtornos, sugerimos que verifiquem a diferença de fuso horário caso estejam em outro estado”, disse, ainda, o comunicado.
A situação, no entanto, gerou indignação entre candidatos.
Confusão
“Tanto desrespeito da banca organizadora que, além de postar a alteração do horário da prova no dia da prova, ainda comunica que deve ser respeitado o horário de Mato Grosso, Cuiabá, em um concurso sendo realizado pelo Coren de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande”, disse o esposo de uma das candidatas.
Ela notou o problema quando já estava no local de prova, às 11h20. Até então, a maior parte dos candidatos acreditava que os portões abririam às 11h do horário de Mato Grosso do Sul, conforme anunciado nos editais, horário equivalente ao meio-dia do horário de Brasília.
No entanto, como os portões não foram abertos nesse horário, vários candidatos passaram a questionar o que estava acontecendo. Foi quando encontraram a nota oficial no site da banca organizadora e notaram a incoerência nos avisos da banca.
“Eu olhei ontem à noite o site da banca para ter certeza do local de prova e não tinha (aviso). Agora teremos que olhar até o último minuto as alterações”, desabafou a candidata.
“Agora estamos com uma fila de candidatos aguardando por mais de uma hora a abertura dos portões em frente aos locais de prova”, completou.
Coren-MS
O Midiamax entrou em contato com o Coren-MS para obter um posicionamento sobre a situação. Em nota, o órgão afirmou que “a empresa responsável pelo concurso não tem expediente hoje, nem o Conselho, mas amanhã (segunda-feira, dia 25), no primeiro horário, vamos entrar em contato com a Recrutamento Brasil para entender o ocorrido, e manter a integridade do certame.”
*Matéria editada às 15h40 para inclusão de resposta do Coren-MS.