Maioria dos leitores garante que confere o local de votação antecipadamente – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
O primeiro turno das eleições de 2022 acontece neste domingo (2), na oportunidade, os brasileiros poderão escolher representantes para os cinco cargos em disputa: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República. Em Mato Grosso do Sul as seções eleitorais serão abertas às 7h, pelo horário local, e encerradas às 16h.
Como forma de alerta, o Campo Grande News questionou os eleitores se eles conferem o local de votação antecipadamente. Como resposta, 66% disseram que consultaram o endereço com antecedência para não ter “surpresas”. Outros 34% deixam para fazer a consulta na última hora.
Para confirmar o local de votação, o eleitor pode acessar o portal do TSE (tribunal Superior Eleitoral) na aba “Eleitor e Eleições”, e em seguida selecionar a opção “Local de votação/zonas eleitorais”. Então é só preencher os dados solicitados.
Outra forma de checar o local de votação é por meio do aplicativo “E-Título”, na aba “Onde Votar”. No aplicativo, é possível emitir a versão virtual do título de eleitor até sábado (1). O TSE também disponibilizou, em parceria com o WhatsApp, um assistente virtual onde os eleitores podem tirar dúvidas e checar informações. Basta adicionar o número +55 61 996371078 no WhatsApp e enviar uma mensagem.
Vale ressaltar que o voto é obrigatório para os cidadãos de 18 a 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 17 anos e para quem tem mais de 70 anos. Na hora da votação, os eleitores devem levar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
O e-Título, versão digital do documento disponibilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), também pode ser usado como forma de identificação, desde que tenha fotografia exibida no aplicativo.
A apresentação do título de eleitor, apesar de não ser obrigatória, também é requerida para agilizar o trabalho dos mesários.
– CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS