Tradição forte no interior de MS, festa da Folia de Reis se mantém viva em 2023
Tradição em Mato Grosso do Sul durante e após as festividades do final do ano, a Folia de Reis é uma festa mantida por igrejas, famílias e até pela administração pública e que tem forte apelo no interior do Estado.
A Folia de Reis sai para o giro, à noite, geralmente entre os dias 24 de dezembro e 6 de janeiro. Em MS, várias localidades já estão fizeram a festança. Mas para quem ainda não conferiu, em Chapadão do Sul, a festa acontece no sábado (7).
No município, o evento tradicional será realizado na igrejinha do Assentamento Aroeira. A programação da grande festa conta com show da Banda Sociedade Baileiros, além de comidas e bebidas típicas, leilão de prendas e muita animação.
Aparecida do Taboado também faz a festa tradicional no sábado, no Centro Comunitário Córrego Ouro. O cardápio também terá muita comida e bebidas típicas.
Tradição e religiosidade
Nem só as prefeituras promovem este tipo de festividade. Por ser uma prática cultural ligada à tradição católicas, muitas paróquias e igrejas organizam a Folia de Reis para os fiéis e a comunidade. Vídeo que circula nas redes sociais mostra o evento no Santuário Diocesano, em Aparecida do Taboado.
Confira:
Famílias também seguem a tradição e promovem as festividades por conta própria. Em Dourados, nesta sexta-feira (6), a família Ortiz Benites. Conforme a divulgação, o evento resgata as tradições de um povo para manter a cultura viva.
A festa acontece a partir das 17h30, na Rua Paissandu, nº 1.568, no Bairro Guanabara. Haverá procissão, jantar e o terço. Além disso, a animação fica com o Grupo Fama e Jota Beat. A festa da família já é tradicional na cidade.