Com falta de vagas na rede pública, prefeitura convoca hospitais para contratar 40 leitos pediátricos
A prefeitura de Campo Grande publicou em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (05) uma convocação para hospitais particulares comparecer a reunião técnica que vai tratar da contratação de 40 leitos pediátricos, sendo 10 UTIs.
A reunião está marcada para às 9h30 do dia 10 de abril e os interessados devem comparecer com informações em mãos, sobre preço, prazos e capacidade de atendimento. A prefeitura quer contratar 10 leitos de UTI pediátrica e 30 leitos clínicos pediátricos.
A contratação de leitos privados é uma ação emergencial realizada pela prefeitura de Campo Grande, para atender a demanda de pacientes esperando por vaga em hospitais. O sistema de saúde está sobrecarregado devido a um surto de doenças respiratórias que atinge principalmente as crianças.
Apenas um hospital tem leitos disponíveis
O sistema de saúde privado de Campo Grande também está sobrecarregado devido a alta demanda por internações pediátricas. Dessa forma, o hospital El Kadri é o único que informou ter leitos disponíveis para contratação.
O El Kadri era o único hospital particular, até o início da semana, que informou ter leitos disponíveis para oferecer ao sistema público. No entanto, a secretária-adjunta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Rosana Leite, disse ao Jornal Midiamax, nesta quarta-feira (5), que o hospital tem problemas de certidões.
“Surgiu a ideia de fazer um chamamento porque os públicos não podem aumentar os leitos. O hospital que teria condições esta com problema com certidão, mas mesmo assim vamos abrir o chamamento, mas depende do edital”, disse a secretaria.
A publicação de edital de chamamento para hospitais privados estava prevista desde o fim de semana, quando a prefeitura informou que tomaria a medida emergencial para desafogar a lotação de unidades de saúde.
Mais de 1,4 mil pessoas internadas com síndrome respiratória
Desde 1º de janeiro até o início deste mês, a Capital registrou 930 hospitalizados por SRAG, o que representa 65% do total de Mato Grosso do Sul, que foram 1.441.
Em entrevista exclusiva ao Jornal Midiamax, na última terça-feira (4), a secretária de Estado de Saúde em exercício, Christinne Maymone, afirmou que todos os municípios de Mato Grosso do Sul operam acima de 85% da capacidade dos leitos pediátricos.