Com processos vencendo em duas semanas, quase 8 mil pessoas podem ficar sem CNH em MS

O prazo estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para conclusão dos processos de primeira habilitação iniciados na pandemia (2019 – 2022) termina no próximo dia 31 de dezembro. Por conta disso, quem ainda tem processos pendentes está correndo contra o tempo.

Em Mato Grosso do Sul, 7,9 mil pessoas estão com processos estagnados sendo 3,9 mil em , para tirar a primeira habilitação nas categorias A e B.

Conforme o Diretor de Habilitação do -MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Luiz Fernando Ferreira, nos casos em que a pessoa já estão aprovadas em alguma das categorias, ela terá permissão para dirigir expedida automaticamente.

Entretanto, para que isso aconteça os exames médicos devem estar dentro do prazo de validade.

Mutirões não deram conta

Mesmo com um prazo apertado e tantos processos para ‘desafogar’, a procura no  tem sido abaixo do esperado para mutirões, ampliação de vagas durante a semana e o plantão nos sábados.

De acordo com o órgão, alguns mutirões – principalmente em véspera de feriados – ficaram abaixo do quantitativo de vagas disponibilizadas. Como no dia 4 de dezembro, onde apenas 54% das 300 vagas ofertadas foram preenchidas.

Além disso, acordo entre o Detran e representantes de CFCs (Centros de Formação de Condutores) decidiu que o órgão ajustaria o horário para liberar o agendamento dos exames de 9h até 17h e unificar a prova prática de moto para as quartas-feiras de manhã, deixando a sexta livre para aplicação do prático de carro.

O próximo sábado com exames será no sábado (16), com 300 vagas abertas na categoria B.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *