Mossad e Unidade 8200: Quais são as divisões secretas de Israel suspeitas de explodir pagers e walkie-talkies no Líbano

Duas divisões militares altamente secretas de Israel podem estar por trás de um ataque coordenado inédito contra o Hezbollah, entre terça-feira (17) e quarta-feira (18): o Mossad e a Unidade 8200. A ação resultou em 20 mortes e deixou centenas de feridos no Líbano.

Fontes ouvidas pela agência Reuters indicam que as duas organizações israelenses agiram em conjunto para interceptar e sabotar encomendas de eletrônicos compradas pelo grupo extremista libanês.

Hezbollah havia suspendido o uso de celulares para impedir que a inteligência de Israel rastreasse os sinais dos aparelhos. Com isso, o grupo passou a concentrar a comunicação por meio de pagers e walkie-talkies.

No entanto, segundo autoridades de segurança, as divisões secretas de Israel identificaram o movimento do Hezbollah. Ao interceptarem a compra de milhares de pagers e walkie-talkies, explosivos foram instalados em cada um dos equipamentos.

A preparação contou com uma carga explosiva leve e indetectável. Os aparelhos foram detonados remotamente. No caso dos pagers, os equipamentos tocaram segundos antes, enganando e atraindo os usuários para manuseá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *