Chances Série B: Novorizontino e Santos perdem, mas seguem com mais de 92% de chances de subir

Os dois times com as melhores campanhas no Brasileiro Série B, Novorizontino e Santos perderam na 30ª rodada, mas continuam com altas chances de estar na Série A em 2025. Antes da rodada começar, o Santos tinha 96,13% de projeções de acesso, mas a derrota por 3 a 1 para o Goiás no Hailé Pinheiro diminuiu as possibilidades do Peixe para 92,28%, uma queda de 3,85 pontos percentuais.

Líder, o Novorizontino visitou o Amazonas e perdeu por 1 a 0, diminuindo ligeiramente as suas chances de subir em 3,92 pontos percentuais. Anteriormente, o time de Novo Horizonte tinha 96,02%, porém, com a derrota, passou a ter 92,1%.

Chances de acesso à Série A após a rodada 30 — Foto: Info esporte

Mesmo na segunda posição, o Santos segue como o time com a maior possibilidade de subir. Nas chances da Série B, não são considerados somente os pontos, mas também os parâmetros de ataque e defesa dos últimos jogos (gols, finalizações, etc), adversários restantes, mandos de campo, entre outros critérios. Por exemplo, segundo colocado, o Santos em 30 jogos tem mais gols pró (43) do que o líder Novorizontino (35) e, além disso, o Peixe sofreu menos gols (23) do que o Tigre (24)

No retorno à Ilha do Retiro, o Sport recebeu o Ceará e venceu por 2 a 1. Com o triunfo, o Leão da Ilha subiu as suas projeções de acesso de 62,17% para 74,3%, uma melhora de 12,13 pontos percentuais. Fechado o G-4, o Mirassol jogou em casa contra o Vila Nova e triunfou por 1 a 0 no Maião. O time paulista, que havia iniciado a rodada com 45,56% alavancou as suas possibilidades para 58,27%, subindo 12,71 pontos percentuais.

Em parceria com o economista Bruno Imaizumi, calculamos as chances de cada equipe vencer os jogos restantes, realizando 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo. A metodologia empregada está explicada no final do texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *