Senadores de Roraima compõem Comissão que apura violência na Terra Yanomami, mas já discursaram a favor do garimpo

Os três senadores de Roraima integrantes da Comissão que apura violências contra indígenas praticadas por garimpeiros na Terra Yanomami, Chico Rodrigues (União), Mecias de Jesus (Republicanos) e Telmário Mota (PROS), já discursaram a favor do garimpo no estado.

Recentemente, no quadro “Presentando Contas”, da Rede Amazônica, os três deram declarações favoráveis a explorações em reservas indígenas, porém, cobrando que seja regulamentado pelo governo federal.

Atualmente, a Terra Indígena Yanomami é uma das mais afetadas no estado pela atividade ilegal de garimpeiros, o que causa degradação ambiental e, principalmente, conflitos com violência – motivo pelo qual a Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal faz diligências em

Prestando contas: Senador Chico Rodrigues fala das ações do mandato

O senador Chico Rodrigues (União) afirmou, no ano passado, que ia pedir para sua equipe legislativa desenvolver um projeto de lei para a regularização do garimpo em terras indígenas para atender a preocupação dessas populações e também as necessidades sociais dos garimpeiros. Este ano, ele já defendeu o “garimpo artesanal” e pediu “limites na atuação de fiscais”.

“Esse interesse é interesse nacional, sim, senhor. Preservando os benefícios às comunidades indígenas, mas acima de tudo, incorporando a comunhão nacional esses recursos do subsolo que são do Brasil. É da população brasileira”, afirmou Rodrigues.

“Sempre de forma responsável garantir, claro, o sustento dessas famílias que são pais e mães trabalhadoras também, por que não? Nós temos que desenvolver Roraima, desenvolver a Amazônia e desenvolver o Brasil e ponto final”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *