Atlético-MG tem chance de superar Flamengo e Cristal em recorde histórico da Libertadores
O Atlético-MG entra em campo, nesta quinta-feira, para confirmar vaga nas oitavas de final da Libertadores e, ainda, passar a deter um recorde histórico do torneio. Se não perder para o Independiente del Valle, no Mineirão, às 19h (de Brasília), o Galo chegará ao 18º jogo de invencibilidade na competição, ultrapassando Flamengo e Sporting Cristal e se isolando no ranking.
Atualmente, Galo, Flamengo e Cristal estão empatados no topo da lista, com 17 jogos de invencibilidade. O time peruano foi o primeiro a alcançar o recorde. Nas edições de 1962, 1968 e 1969, teve série de oito vitórias e nove empates até perder para o Santiago Wanderers (hoje na Série B do Chile) por 2 a 0
Os Bajopontinos foram recordistas isolados até o ano passado, quando o Flamengo igualou o feito ao emplacar sequência de 12 vitórias e cinco empates na Libertadores – o melhor aproveitamento entre os três. O rubro-negro carioca encerrou a série logo na última decisão do torneio, quando perdeu por 2 a 1 para o Palmeiras na prorrogação.
Na edição de 2021, o Atlético chegou até a semifinal, mas saiu para o mesmo Palmeiras após dois empates. Foi eliminado no critério do gol fora de casa, extinguido do regulamento de 2022. E como caiu sem derrota, manteve a série invicta para 2022.
O Galo não perde um jogo de Libertadores desde 24 de abril de 2019, quando foi derrotado em casa pelo Nacional-URU, na 5ª rodada da fase de grupos, por 1 a 0. Desde então, disputou 17 partidas (uma em 2019, 12 em 2021 e duas em 2022), venceu 10 e empatou sete. Foram 28 gols marcados, contra sete sofridos.
– Sempre é bom quebrar recordes. Então, vamos em busca da vitória, para ser a maior sequência na Libertadores (Hulk)