Minas x Rio: com três confrontos marcados na Copa do Brasil, veja histórico dos jogos eliminatórios
O sorteio das oitavas de final colocou frente a frente três clubes cariocas contra três mineiros. O Flamengo enfrenta o Atlético-MG, o Botafogo joga contra o América-MG, enquanto o Fluminense pega o Cruzeiro. Com pesquisa do Espião Estatístico, o ge preparou um levantamento com o histórico dos confrontos eliminatórios entre representantes dos dois estados, e Minas Gerais tem números melhores: são 47 vitórias em 80 confrontos.
O levantamento considera todos os confrontos eliminatórios entre clubes do Rio de Janeiro e Minas Gerais na história do futebol brasileiro em jogos oficiais. Ou seja, em 80 duelos, o representante mineiro passou de fase ou foi campeão em 47 oportunidades contra 33 dos cariocas.
Em 151 partidas, são 59 vitórias dos mineiros, 48 dos cariocas e 44 empates. Os mineiros balançaram as redes mais vezes, com 216 gols – média de 1,43 por jogo. Já os cariocas comemoraram 198 vezes, com média de 1,31 gol por partida. Veja o retrospecto das partidas que acontecerão nas oitavas de final na Copa do Brasil 2022 – Botafogo e América-MG se enfrentarão pela primeira vez na história.
- 12 jogos
- 3 vitórias do Atlético-MG
- 5 vitórias do Flamengo
- 4 empates
- 14 gols do Atlético-MG
- 17 gols do Flamengo
Historicamente, o Flamengo leva vantagem nos confrontos eliminatórios contra o Atlético-MG. Em sete duelos, o Flamengo passou de fase ou foi campeão em quatro oportunidades: na Libertadores de 1981, nas quartas de final da Copa do Brasil em 2006, na semifinal do Brasileiro de 1987 e na final do Brasileiro de 1980.
O Atlético-MG superou o Flamengo em três oportunidades: oitavas de final do Campeonato Brasileiro de 1986, semifinais da Copa do Brasil 2014 e Supercopa do Brasil 2022.
- 8 jogos
- 2 vitórias do Cruzeiro
- 3 vitórias do Fluminense
- 3 empates
- 11 gols do Cruzeiro
- 13 gols do Fluminense
No duelo entre Cruzeiro e Fluminense, foram dois confrontos eliminatórios vencidos para cada lado. Nas quartas de finais da Copa do Brasil em 2006 e na final do Grupo Leste da Taça Brasil em 1960, deu Fluminense. Já na semifinal da Taça Brasil de 1966 e nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2019, o Cruzeiro levou a melhor.
No entanto, o Fluminense tem mais vitórias nos oito jogos, com três no total.
Curiosidades gerais dos confrontos
Em toda a história dos confrontos eliminatórios entre mineiros e cariocas, cinco duelos foram para os pênaltis. Os times de Minas Gerais levaram a melhor em todos os confrontos.
- Copa Conmebol 1993 (Oitavas de Final) – Atlético-MG 4 x 2 Fluminense
- Copa do Brasil 2017 (Final) – Cruzeiro 5 x 3 Flamengo
- Copa do Brasil 2019 (Oitavas de Final) – Cruzeiro 3 x 1 Fluminense
- Campeonato Brasileiro Série C 2002 (Oitavas de Final) – Villa Nova-MG 6 x 5 Olaria
- Supercopa do Brasil 2022 (Final) – Atlético-MG 8 x 7 Flamengo
Clubes da pesquisa
- Times mineiros:
América, Atlético, Betim, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata GV, Esportivo, Guarani, Ipatinga, Montes Claros, Nacional, Patrocinense, Rio Branco, Pouso Alegre, Siderúrgica, Tombense, Tupi, Tupynambás, Uberaba, Uberlândia, URT, Valeriodoce e Villa Nova
- Times cariocas:
América, Americano, Bangu, Bayer, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Campo Grande, Central, Duque de Caxias, Eletrovapo, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Goytacaz, Macaé, Madureira, Maricá, FC Olaria, Portuguesa, Resende, Rio Branco, São Cristóvão, São Gonçalo FC, Tigres, Vasco e Volta Redonda.