Com chuva abaixo da média e dia de 14 horas em MS: Verão começa nesta terça-feira

Prestes a começar, às 12h59 desta terça-feira, 21 de dezembro, o verão terá os dias mais longos do ano e a noite mais curta, segundo prognóstico para 2022 feito pelo meteorologista Natalio Abrahão Filho.  Caracterizado por dias mais longos inicialmente de até 14 horas de sol e noites mais curtas — o dia irá amanhecer mais cedo e escurecer mais tarde em Mato Grosso do Sul.

No fim do Verão, os dias e as noites vão se aproximando do mesmo número de horas de noite e de dia. As temperaturas são elevadas no solo e no ar. Favorecem as pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, principalmente à tarde.

Com as chuvas, associam-se as trovoadas e rajadas de vento acima dos 50 km/h em Campo Grande. As consequências dessas chuvas podem ser enchentes, inundações, deslizamentos de terra, acúmulos de sedimentos, quedas de pontes e árvores, danos em estradas e asfalto principalmente no Centro, Sul, Sudoeste.

Os modelos indicam que deve ocorrer falta de chuvas regulares que serão mal distribuídas com tendência de prejuízos na safra de soja no centro-sul do Estado. É provável que haverá queda na produtividade de grãos entre Campo Grande, Dourados e Rio Brilhante. Na região norte de MS, a safra seguirá normalmente.

Além disso, do início ao final da estação, episódios de chuva forte e isolada não serão frequentes nas regiões Central, Sul e Sudoeste. Quando ocorrerem podem gerar mais danos que beneficiar a agricultura. Nas regiões Norte, Nordeste e Leste as médias devem seguir abaixo do esperado no Estado.

Chuvas

Os modelos indicam que em MS, nas faixas Oeste, Norte e Nordeste, os volumes de chuva podem ficar 20% abaixo da média esperada. Dentro da média nas regiões Central, Sudoeste e sul de MS. Acima da média nas regiões sul e sudoeste. Esses valores médios são esperados no decorrer dos meses de janeiro e parte de fevereiro.

Portanto, as cidades com volumes abaixo da média são Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica e São Gabriel. Dentro da média esperada estão Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Bonito, Jardim, Porto Murtinho.

No final da estação do Verão, já em março, as chuvas devem ficar nas médias, oscilando para menos a dentro das médias.

Campo Grande – Verão

  • Valores históricos de Chuvas

DEZ………….JAN…………FEV

  • 229,3 mm…243,3 mm…187,1 mm

 

  • Valores históricos de Temperatura Mínima

DEZ………JAN………FEV

  • 20,4ºC…..19,7ºC….20,1ºC

 

  • Valores históricos de Temperatura Máxima

DEZ………JAN………FEV…..

  • 29,8ºC…..28,6ºC…..30,4ºC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *