Em entrega do Carro de Boi, revitalização do horto é anunciada

Momento em que a revitalização foi entregue
Momento em que a revitalização foi entregue – (Fotos: Sectur)

O prefeito Marquinhos Trad entregou, na manhã desta quarta-feira (22), o Monumento aos Desbravadores — Carro de Boi — revitalizado em Campo Grande. No ato da entrega, o chefe do executivo municipal chamou atenção para a preservação do patrimônio histórico da cidade e comentou o que ela representa.

“Deus nos deu a oportunidade de duas vezes estar à frente da Capital mais bonita do Brasil e nós temos que saber honrar e devolver o orgulho para cada um de vocês. Nós estamos devolvendo isso, Adriane, o orgulho”, disse Marquinhos ao entregar o patrimônio público reformado.

Secretário de Cultura, Max Freitas destacou que o horto florestal também passará por revitalização. “O mais importante, pra falar pra população de todo o bairro Amambaí e do horto,  é que isso aqui não é apenas a preservação da história, é o início de um trabalho em que Marquinhos tem previsto o projeto de revitalização do horto florestal de Campo Grande”, afirmou Freitas.

“Isso não é uma promessa, é uma conquista da administração. E o primordial, é a população, o entorno se conscientizar e preservar”, declarou Max na cerimônia da entrega do Carro de Boi.

Histórico da escultura

O Monumento aos Desbravadores é um amplo painel instalado na confluência dos córregos Prosa e Segredo. Ele promove um registro histórico do início da ocupação urbana de Campo Grande, por volta de 1872.

Vindo de carro de boi (segunda viagem), o fundador de nossa cidade, José Antônio Pereira e sua família iniciaram ali a formação do povoado. O clã construiu os primeiros ranchos na região conhecida à época por Mato Cortado.

O monumento, que mede 10×5 metros, foi inaugurado em 1996, na Praça Nelly Martins, junto à implantação do Parque Florestal Antonio de Albuquerque. A obra é composta por peças fundidas em alumínio e metal dourado sobre fundo de granito preto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.