Casos de gripe estão caindo ‘expressivamente’ no Rio, diz secretário; Vacinação na capital foi recorde

Um dia após o fim da campanha de vacinação contra a gripe, o secretário Municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, confirmou que os casos da doença vêm caindo “expressivamente” na capital. A queda já chega a 82% em relação à primeira semana de dezembro.

“A gripe foi um período muito difícil agora no mês de dezembro. A gente teve um pico de casos. Felizmente o número de casos de gripe vem diminuindo expressivamente. A gente já tem 82% menos casos do que a gente tinha na primeira semana de dezembro”, disse Soranz.

 

Segundo o secretário, a vacinação contra a gripe bateu recorde em relação à campanha anterior.

“Batemos o recorde de vacinação para gripe. A gente conseguiu bloquear esse surto de gripe justamente porque o carioca aderiu à vacina. Foram 3 milhões de cariocas vacinados — 600 mil a mais do que o ano passado”.

Para 2022, o secretário defende que a campanha seja para toda a população, e não somente grupos prioritários.

“Em abril a gente começa uma nova campanha. Eu tenho defendido junto ao Ministério da Saúde que a campanha do próximo ano para gripe seja igual ao dos outros países, não somente para os grupos prioritários, mas para toda a população. Essa é uma avaliação que o Ministério da Saúde ainda está fazendo”.

“A gente espera que em abril a gente comece a vacinar para gripe, mas que a gente comece diferente das campanhas anteriores, vacinando toda a população carioca. Esse foi o nosso pleito para o Ministério da Saúde”.

LEIA TAMBÉM:

Secretário de Saúde do Rio diz que casos de gripe vêm caindo na capital  — Foto: Reprodução/TV Globo

Secretário de Saúde do Rio diz que casos de gripe vêm caindo na capital — Foto: Reprodução/TV Globo

Dupla infecção no Rio

 

Nesta terça (4), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que duas pessoas já testaram positivo para Covid e Influenza ao mesmo tempo — é a chamada dupla infecção. Mas as redes de laboratórios particulares dizem que há subnotificação e que o número é muito maior.

Apesar da confirmação, Soranz falou que, ao contrário da Covid, não vê necessidade de testar para gripe todas as pessoas que apresentam sintomas.

“A testagem para gripe não acontece de rotina, ela só acontece na rede pública para fins epidemiológicos. Não há necessidade de testar todas as pessoas que têm sintomas de gripe. Isso não se faz necessário e não tem nenhuma relevância para o tratamento clínico, relevância epidemiológica. Mas para Covid isso é muito importante. Então, todas as unidades de saúde têm testes de Covid disponíveis”, disse Soranz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *