Temendo desgastes eleitorais com nova troca na Saúde, centrão trabalha para manter Queiroga no cargo

Integrantes do centrão têm trabalhado para que Marcelo Queiroga não saia candidato durante as eleições de outubro e permaneça no governo do presidente Bolsonaro (PL), para evitar um novo desgaste com mais uma troca no Ministério da Saúde em meio à pandemia do coronavírus.

A principal preocupação desses aliados, segundo um líder do centrão, é que Bolsonaro aproveite a saída de Queiroga para indicar um nome ainda mais ligado à sua base radical e a repercussão da indicação contamine ainda mais a imagem de Bolsonaro em meio ao processo eleitoral.

Aliados de Queiroga têm feito circular a versão de que ele tem dado sinais desde o fim de ano que pode não sair candidato “pois poderia parecer abandono em meio a pandemia”.

Queiroga volta a dizer que não há emergência para vacinar crianças contra a Covid

Queiroga volta a dizer que não há emergência para vacinar crianças contra a Covid

Mas, na verdade, desde o começo de sua gestão, o ministro da Saúde – que é médico, mas rapidamente se alinhou ideologicamente ao presidente – tem usado a pasta como palanque político para se cacifar como candidato na eleição, disputando pelo seu estado, a Paraíba.

Nas últimas semanas, no entanto, ministros do governo Bolsonaro têm repetido à exaustão nos bastidores que os ataques do presidente às vacinas para crianças aceleram a deterioração da imagem dele junto à população, majoritariamente a favor da imunização.

Esses líderes do centrão, com cargos no governo, temem o reflexo disso nas eleições e afirmam que essa postura de Bolsonaro pode ser balizadora para que o bloco decida o apoio a Bolsonaro na eleição presidencial. Mesmo que apoiem o presidente formalmente, partidos como PP e Republicanos, por exemplo, podem trabalhar nos bastidores para outros candidatos em diferentes estados, fortalecendo, inclusive, campos políticos de adversários de Bolsonaro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *