Alexia Putellas, Jenni Hermoso e Sam Kerr concorrem ao prêmio de melhor jogadora do mundo no Fifa The Best

O futebol feminino conhecerá nesta segunda-feira a melhor jogadora do mundo na temporada 2020/21. Na festa de premiação do Fifa The Best, a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, concorre na condição de favorita com a colega de time e de seleção Jennifer Hermoso e com a australiana Samantha Kerr, do Chelsea.

Alexia Putellas, Jenni Hermoso e Sam Kerr, finalistas ao prêmio de melhor jogadora no Fifa The Best — Foto: Arte: Infoesporte

Alexia Putellas, Jenni Hermoso e Sam Kerr, finalistas ao prêmio de melhor jogadora no Fifa The Best — Foto: Arte: Infoesporte

O ge acompanha a premiação ao vivo a partir das 15h (horário de Brasília)

 

As três jogadoras aparecem pela primeira vez entre as três finalistas na premiação. Na edição anterior, em 2020, Sam Kerr ficou em sétimo lugar, Jenni Hermoso foi a nona mais votada e Alexia Putellas não ficou entre as dez melhores. No masculino, os concorrentes ao prêmio são Lionel Messi, Mohamed Salah e Robert Lewandowski.

Dessa vez, a camisa 7 do Barcelona chega com amplo favoritismo, principalmente após ganhar a Bola de Ouro Feminina da France Football, em outubro, deixando para trás justamente Jenni Hermoso e Sam Kerr.

Alexia e Jenni viveram em 2021 um ano perfeito, com a Tríplice Coroa conquistada pelo Barcelona: Liga dos Campeões da Uefa, Campeonato Espanhol e Copa da Rainha. Colega das duas na equipe catalã, a meia Mariona Caldentey disse em entrevista ao ge, em abril de 2021, que considerava Alexia Putellas a melhor jogadora do mundo então: “É uma jogadora muito completa. Além de estar fazendo muitos gols, é uma jogadora em que todas confiamos e que merece ganhar um prêmio individual”.

A favor de Jenni Hermoso está o apurado faro goleador. A atacante do Barcelona foi a artilheira da Liga dos Campeões, com seis gols, ao lado da inglesa Fran Kirby, do Chelsea, e também goleadora do Espanhol Feminino, com 31 gols, tendo ainda 14 assistências. Aos 31 anos, ela é a maior artilheira da seleção espanhola, com 43 gols, nove deles marcados na temporada 2020/21.

Sam Kerr, de 28 anos, também impressionou pelos gols marcadas. Com a camisa 20 do Chelsea, ela foi campeã e artilheira do Campeonato Inglês, com 21 gols, e também campeã da Copa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa. Com a seleção australiana, ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde foi a vice-artilheira, com seis gols.

Finalistas para o prêmio de melhor goleira do ano do Fifa The Best — Foto: Reprodução/Fifa

Finalistas para o prêmio de melhor goleira do ano do Fifa The Best — Foto: Reprodução/Fifa

A festa da Fifa também premiará a melhor goleira do mundo. As finalistas são a alemã Ann-Katrin Berger, do Chelsea; a chilena Christiane Endler, que jogou a última temporada pelo PSG e hoje está no Lyon; e a canadense Stephanie Labbé, campeã olímpica com a sua seleção e atualmente no PSG depois de ter atuado pelo Rosengard.

A outra premiação do futebol feminino é de treinadores, que tem como finalistas o espanhol Lluís Cortés, que liderou o Barcelona na conquista da Tríplice Coroa e atualmente dirige a seleção da Ucrânia; a inglesa Emma Hayes, do Chelsea; e a holandesa Sarina Wiegman, vencedora da premiação do ano passado à frente da seleção da Holanda, e agora treinadora da Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.