Campo Grande recebe ação nacional que faz homenagem ao cacique Raoni e ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Campo Grande é uma das 50 cidades brasileiras que recebem painéis de 6 metros quadrados com artes que fazem homenagem ao cacique Raoni Metuktire – único indígena brasileiro indicado ao prêmio Nobel da Paz – em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A iniciativa é de 20 organizações da sociedade civil. Começa nesta quinta-feira (2) e vai até domingo (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Campo Grande o painel está instalado na Avenida Ernesto Geisel, 178.

“Vamos ‘raonizar’ as cidades na semana do meio ambiente porque Raoni é um exemplo vivo de paz e uma inspiração para todos que defendem a natureza”, explica Jonaya de Castro, do Megafone – uma das organizadoras da ação.

“Além de ser um guardião da vida e um dos principais defensores dos direitos indígenas, Raoni Metuktire destaca-se pela forma como fez isso: sempre por meio do diálogo ”, acrescenta Megaron Txucarramãe, sobrinho de Raoni que o acompanhou na campanha da demarcação da terra Indígena Mēbēngokre-Kayapó e da criação do Instituto Raoni.

Perguntado sobre a mensagem que gostaria de deixar para os outros brasileiros, o cacique Raoni respondeu: “Todos nós devemos nos preocupar com a floresta. Nos comprometermos com a demarcação de todas as terras indígenas do Brasil e com o fortalecimento da Funai. E que esse compromisso se transforme em amizade e em tempos de paz.”

Criação

A criação dos painéis foi um processo coletivo que teve início durante a residência artivista no Condô Cultural, em março deste ano. Os artivistas Matsi (neto de Raoni) e Raul Zito fizeram algumas artes e uma delas, com uma foto do cacique tirada por Todd Southgate, recebeu a frase “O futuro é indígena” – que resume a necessidade de preservarmos a natureza se quisermos solucionar as crises do clima e de biodiversidade que colocam nossa sobrevivência em risco – diagramada como se saísse de um megafone.

Para que a homenagem esteja completa no dia 2, as instalações começaram já nesta quarta-feira (1º). A ideia é que todas as capitais do Brasil amanheçam no dia seguinte com a figura de Raoni estampada nos muros da cidade .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *