Em silêncio, Fábio reencontra o Cruzeiro como titular absoluto do Fluminense após saída polêmica

O que até pouco tempo atrás era impensável vai se concretizar nesta quinta-feira: Fábio, recordista de jogos pelo Cruzeiro com 976 partidas, agora reencontra como rival o clube que defendeu por longas 17 temporadas. Pouco mais de cinco meses desde sua polêmica saída da Toca da Raposa, o goleiro virou titular absoluto vestindo as cores do Fluminense e vai enfrentar o seu ex-time pela primeira vez, às 19h (horário de Brasília) no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Um reencontro marcado pelo silêncio às vésperas da partida. O Fluminense conta com outros jogadores com passagens pelo Cruzeiro, como Fred, Felipe Melo, Willian Bigode… Mas nenhum com tanta representatividade com a camisa celeste como Fábio. E ele, naturalmente, seria o grande personagem desse jogo, porém, recusou todos os pedidos da imprensa desde que o sorteio da CBF definiu o confronto. O jogador, que nunca escondeu a mágoa pela saída, falou pela última vez sobre a Raposa no dia 2 de maio, quando desabafou em participação no programa “Arena SBT”:

– Eu já tinha renovado com o Cruzeiro, com o presidente atual, antes de viajar de férias. Faltaram detalhes de como ia ser feito o contrato, mas tem até foto minha com a camisa de mil jogos, poderia alcançar essa marca em 2022. Saí de férias normal, como se estivesse tudo resolvido, porque o que vale para mim é a palavra. Sempre foi assim, desde quando entrei no futebol, minha palavra vale mais do que qualquer assinatura. Infelizmente, eles não tiveram essa mesma conduta nesta gestão

Fábio com a camisa dos 1.000 jogos que completaria pelo Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo

No fim do ano passado, Fábio tinha apalavrada uma renovação com a antiga gestão do clube, mas em moldes que o grupo comandado por Ronaldo Fenômeno considerava acima dos padrões possíveis. A atual gestão, de acordo com o goleiro, ofereceu contrato de apenas três meses para que ele pudesse realizar a despedida.

As negociações entre as partes se dariam em duas frentes: a primeira foi sobre uma redução salarial. A segunda e mais complexa de resolver era uma dívida milionária em relação a recentes repactuações salariais. O débito do clube com o goleiro era milionário e de responsabilidade do Cruzeiro associação, não da SAF. Assim, o jogador ficou sem garantias sobre o pagamento da dívida na casa de R$ 20 milhões, referente a salários, premiações e luvas atrasados.

Em sua publicação de despedida nas redes sociais, o goleiro disse que não lhe foi dada a opção de readequar os salários e que estava aberto para negociar os débitos de anos anteriores, mas o acordo não se concretizou.

Todos os jogos de Fábio contra o Cruzeiro até hoje foram pelo Vasco — Foto: Agência o Globo

Fábio vai voltar a enfrentar o Cruzeiro depois de quase 19 anos e em busca de sua primeira vitória sobre o time celeste na carreira. O goleiro tem cinco jogos contra a Raposa, todas na época em que estava no Vasco, e acumula quatro derrotas e um empate. A última vez que Fábio encarou o time celeste foi no dia 9 de novembro de 2003, quando os cruzeirenses levaram a melhor por 1 a 0 no estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande (MT), pela 42ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Duas temporadas depois, o goleiro foi para sua segunda passagem pelo Cruzeiro — a primeira aconteceu em 2000, quando fez parte do elenco campeão da Copa do Brasil. Ele assumiu de vez a meta do clube mineiro, vivendo altos e baixos nos primeiros anos, até se firmar de vez a partir de 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *