85% dos feminicídios ou tentativas em MS são cometidos por atuais, ou ex-companheiros das vítimas, mostra estudo

Um estudo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) sobre os casos de feminicídios consumados e tentados no estado mostra que 85% desses crimes são cometidos por atuais ou ex-companheiros que não aceitam o fim do relacionamento. O levantamento traz dados de 2017 a 2021, relativos a 89 ações penais de feminicídios.

Entre os 89 casos analisados, 62 foram tentativas, enquanto outros 30 são de crimes consumados. Entre todos, 95% dos casos são praticados no contexto da violência doméstica e familiar.

A pesquisa, realizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJ-MS, teve como base os processos que tramitaram no Sistema de Automação do Judiciário (SAJ), com a finalidade de identificar alguns aspectos deste tipo de crime.

Conforme o levantamento, crianças e adolescentes que testemunham atos de violência no ambiente familiar podem desenvolver graves problemas psíquicos e emocionais como depressão, ansiedade e comportamentos agressivos que afetam seus relacionamentos sociais e interferem na aprendizagem.

A pesquisa, apresentada nesta quinta-feira (2), também mostrou que cerca de 25% dos casos de feminicídio no estado aconteceram na zona rural, sendo que o fenômeno da violência doméstica contra a mulher é um problema social que atinge toda a comunidade e transcende gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *